icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Rádio de Cajazeiras festeja 50 anos no ar

Fundada no dia 31 de maio de 1964, a Difusora Rádio Cajazeiras AM surgiu em pleno período da ditadura militar.

Publicado em 31/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:11

A Difusora Rádio de Cajazeiras 1070 AM completa hoje 50 anos de existência. Considerada a pioneira do Sertão, ela está localizada na cidade de Cajazeiras, a 480 quilômetros de João Pessoa. As cinco décadas de funcionamento estão sendo festejadas desde ontem, quando uma missa de ação de graças foi realizada na cidade. Hoje, as comemorações prosseguem com uma apresentação musical no centro do município, pela manhã, e uma sessão solene na Câmara de Vereadores, à tarde.

Fundada no dia 31 de maio de 1964, a Difusora Rádio Cajazeiras AM surgiu em pleno período da ditadura militar. Ela foi inaugurada por Antônio Antão Carvalho e Antônio Dutra Sobrinho (do Grupo Carvalho & Dutra) e pelos irmãos Jessé e Mozart de Sousa Assis, comerciantes e músicos de Cajazeiras.

Atualmente, o proprietário é o empresário José Cavalcanti da Silva. Ele observa que, no auge dos 50 anos de história, a rádio conseguiu formar profissionais e colecionar uma audiência cativa.

“É uma rádio que tem audiência que corre da Paraíba, Ceará e Pernambuco. As pessoas escutam porque o conteúdo é de qualidade. Temos dois programas com audiência fechada. São eles: o Boca Quente, que começa às 12h e vai até as 13h30; e o Boca Quente 2, que começa às 13h30 e vai até as 15h”, diz José Cavalcanti.

Ele explica que a programação é diversificada e criada para agradar a todos grupos de ouvintes. O primeiro programa vai ao ar por volta das 4h da manhã e a última apresentação só é encerrada à noite. Ao longo do dia, o público ouve músicas, informações, participa de debates, faz denúncias e exerce a cidadania.

Alguns desses programas serão transmitidos ao vivo durante o evento que ocorrerá em praça pública na manhã de hoje, para comemorar os 50 anos da rádio.

Além da diversidade da programação, a rádio investe na capacidade técnica da equipe de profissionais. Usando linguagem simples e direta, os apresentadores esclarecem as dúvidas e ajudam os ouvintes a compreender os fatos ligados ao cotidiano da cidade.

“Temos mais de 20 funcionários, que além de competentes, trabalham com amor. Eles conseguiram passar credibilidade para os ouvintes e tudo isso influencia no resultado do trabalho.

Essa audiência toda que a rádio conquistou não foi à toa. É fruto de muito empenho e dedicação”, diz a diretora administrativa da difusora, Zélia Ribeiro.

Para o radialista Adjamilton Pereira, que também fez parte da equipe de profissionais da rádio, a Difusora de Cajazeiras conseguiu consolidar a audiência graças também à qualidade da programação. “Ela tem uma programação padronizada que começa de manhã e vai até a noite. Além disso, tem uma potência muito grande. Cidades do Ceará e Pernambuco vêm anunciar na rádio. O clima de trabalho também é muito bom e isso acaba sendo transferido para o público”, declarou.

Histórico.A história da Difusora Rádio Cajazeiras Ltda começou através de experiências radiofônicas de caráter artesanal, chamados de Serviços de Alto-Falantes (SAF). Isso ocorreu entre os anos de 1938 e 1939. Os equipamentos foram colocados em postes de iluminação pública e distribuídos em alguns pontos da cidade.
O primeiro serviço de alto-falantes foi instalado em 1938 e já recebeu o nome de “Difusora Rádio Cajazeiras”. Na época, a propriedade era da Firma Carvalho e Dutra e tinha uma programação simples, apenas com músicas e algumas poucas notícias captadas de emissoras dos Estados vizinhos.
Com o passar do tempo, a quantidade de serviços de alto-falantes cresceu. Na década de 50, já havia mais de 20 unidades espalhadas pelas ruas de Cajazeiras. O serviço foi substituído pela estação de rádio, mas o nome “Difusora Rádio de Cajazeiras” permaneceu até hoje.
A estação de rádio começou a funcionar no dia 19 de março de 1964, em fase experimental. Mas no dia 31 de maio do mesmo ano oficializou suas atividades.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp