VIDA URBANA
Raios ultravioleta estão em nível extremo em JP
Medição foi obtida ontem, às 12h45, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec).
Publicado em 01/11/2011 às 6:30
O Índice Ultravioleta (IUV) em João Pessoa está em nível extremo faltando apenas dois pontos para chegar ao máximo. O IUV mede o nível de radiação solar terrestre. Essa foi a medição obtida ontem, às 12h45, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec). Durante toda esta semana, a previsão é que a capital paraibana estará com um IUV 12, com predomínio de sol na maior parte do dia. O nível máximo do índice é 14. A temperatura em João Pessoa também estará alta, com média de 30ºC durante o dia, podendo chegar a 33ºC até o final do verão. No Sertão do Estado, o município de Patos pode atingir a maior temperatura nesse período, até 40ºC.
“O verão nem chegou oficialmente, mas as temperaturas na região Nordeste já estão altas. No entanto, esse é apenas o início do calor. Até abril, a temperatura estará aumentando e março deve ser o mês mais quente. Na primavera e no verão, há maior quantidade de horas de sol e o período de insolação também aumenta”, afirmou o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Ednaldo Correia Araújo.
Segundo a meteorologista Cássia Beu, da Somar Meteorologia, a região Nordeste, por estar próxima ao Equador, normalmente registra intensa radiação solar nesse período. “Todo ano, a previsão é de um índice de radiação ultravioleta alto, podendo chegar ao máximo de 14, na região Nordeste”, destacou a meteorologista.
Ednaldo Araújo acrescenta que tanto a temperatura quanto a radiação solar estão em índices normais para o período e região.
“Até agora, não observamos nada fora do normal. O calor e insolação estão normais para o período”, disse o meteorologista.
No entanto, ele explicou que nas cidades onde há muito asfalto, veículos e agentes poluentes, a temperatura e sensação térmica ficam ainda maiores.
Comentários