VIDA URBANA
Receita Federal alerta sobre golpe de atualização de dados bancários
Estelionatários tem aproveitado o período de Declaração de Imposto de Renda.
Publicado em 05/03/2018 às 17:38 | Atualizado em 06/03/2018 às 8:03
Os contribuintes paraibanos devem ficar atentos ao alerta emitido pela Receita Federal, nesta segunda-feira (5). Estelionatários tem aproveitado o período de Declaração de Imposto de Renda para enviar correspondências às residências pedindo uma atualização dos dados cadastrais perante o órgão. O delegado da Receita Federal, Marialvo Laureano, nega qualquer envolvimento da instituição com a fraude. Ele ainda afirma que diversos contribuintes já procuraram o órgão para esclarecer a situação.
Na correspondência, há um endereço eletrônico pedindo que o contribuinte acesse para realizar a atualização de dados bancários. A Receita Federal orienta que para fins de consulta, download de programas ou alteração de informações junto ao Fisco Federal, o único endereço eletrônico que deve ser acessado é a página da Receita Federal junto ao Ministério da Fazenda.
No que se refere a dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada por meio do Extrato da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (Dirpf) no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).
Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal. Nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome do órgão.
Comentários