VIDA URBANA
Rede Paraíba contra o câncer
Empresa adere à campanha 'Outubro Rosa' para chamar atenção da população sobre a prevenção e o tratamento da doença
Publicado em 30/09/2012 às 8:00
O prédio da sede da Rede Paraíba de Comunicação, em João Pessoa, acaba de ganhar colorido especial. Em homenagem à ‘Campanha Mundial Para Prevenção do Câncer de Mama’, durante todo o mês de outubro, a Rede Paraíba receberá iluminação cor-de-rosa, para marcar o movimento ‘Outubro Rosa’.
Assim como a fachada, a torre da TV Cabo Branco ganhará a nova cor, como forma de divulgar a campanha. O gerente de marketing da Rede Paraíba de Comunicação, Láuriston Pinheiro, comentou a iniciativa da empresa.
“Temos consciência de que o câncer de mama é uma das principais causas de morte das pessoas do sexo feminino, por isso a relevância de estarmos apoiando a campanha, chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, afirmou.
Para Láuriston Pinheiro, o ‘Outubro Rosa’ é mais uma das bandeiras levantadas por todos que fazem a Rede Paraíba de Comunicação.
“Temos um histórico de apoio às causas sociais. O ‘Outubro Rosa’ é mais uma iniciativa que está em nossa sintonia, que é dar visibilidade às questões importantes aos nossos telespectadores”, destacou.
A coordenadora da campanha, a mastologista Joana Maria de Barros, contou a importância de se vestir a camisa do movimento.
“Queremos mobilizar a sociedade, chamar atenção da população sobre o problema. É muito importante encontrar uma empresa preocupada em divulgar nossa causa, disposta a dar visibilidade ao movimento”, comentou.
Durante o mês de outubro, ‘Outubro Rosa’ realizará palestras, distribuirá materiais informativos e irá orientar sobre consultas e exames, com objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mamária.
Joana Maria de Barros reiterou a importância em se realizar o exame.
“O câncer de mama é uma doença que abala toda a sociedade, sem distinção, entretanto sabemos que o diagnóstico precoce é a chave de tudo. Há cura para o câncer de mama, desde que seja diagnosticado precocemente, e o cerne da questão é conscientizar a sociedade neste sentido”, destacou a coordenadora do movimento.
De acordo com a especialista, mulheres depois dos 40 anos devem fazer a mamografia pelo menos uma vez por ano, com objetivo de detectar os possíveis problemas. A médica contou ainda que, mesmo em menor grau, os homens também podem desenvolver esse tipo de câncer.
“De cada 100 casos da doença, um é de paciente homem. Ao perceber qualquer alteração mamária, como um caroço, por exemplo, o homem deve procurar um mastologista, que irá examinar o caso”, explicou Joana Maria de Barros.
Em João Pessoa, a campanha ‘Outubro Rosa’ é organizada pelo Grupo Amigos do Peito da Paraíba (GAP-PB). Criada em 2000, a ONG promove movimentos e ações que ressaltam a necessidade de engajamento na busca por melhorias nas políticas de atendimento à mulher portadora de câncer de mama.
Vale lembrar que o câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres jovens no mundo.
O GAP-PB alerta que não existem estratégias seguras para reduzir a incidência da doença, mas, com a detecção precoce, os índices negativos podem diminuir significativamente.
O ‘Outubro Rosa’ teve origem na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, a campanha é promovida anualmente em todo o mundo. (Especial para o JP)
Comentários