icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Rede particular reinicia as aulas

Aulas foram retomadas em  150 escolas particulares de Campina Grande; outras escolas só reiniciam aulas em fevereiro.

Publicado em 27/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 27/02/2024 às 18:14

Mais de 27 mil alunos matriculados nas 150 escolas particulares de Campina Grande voltam às aulas durante essa semana. A maioria dos estabelecimentos de ensino privados da cidade retomou as suas atividades ontem, enquanto que em outros, as aulas começarão até o início de fevereiro. Em João Pessoa, as aulas da rede privada foram retomadas ontem.

O primeiro semestre em Campina está previsto para terminar no dia 25 de junho, quando serão iniciadas as férias coletivas. O segundo semestre somente começará no dia 27 de julho. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Campina Grande, a carga horária anual prevista é de 840 horas e mesmo que em algumas escolas o calendário seja diferente, o importante é que esse cronograma seja cumprido.

“Observamos a quantidade de feriados que teremos esse ano e nos preparamos para poder cumprir com o que é recomendado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Sendo assim, não importa especificamente o dia em que uma determinada escola anuncia o início ou o fim do período letivo, o que realmente vai contar é se as horas-aula foram cumpridas ou não. Espero que todos nós, enquanto alunos, professores, diretores e membros do sindicato, tenhamos um bom ano letivo, transcorrendo sem nenhuma anormalidade, para que possamos cumprir a missão que nos foi delegada”, afirmou o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Campina Grande, Antônio Andrade.

TRÂNSITO
Com o retorno das aulas, o trânsito principalmente no Centro e nas principais avenidas da cidade, passou a dar sinais de uma maior movimentação, no início e final da manhã e no começo da noite. A frota de ônibus que estava funcionando com um número reduzido devido às férias escolares voltou ao normal.

Ao todo, 197 ônibus circulam diariamente, no entanto, durante os meses de dezembro e janeiro apenas 140 veículos estavam na rua. “Fizemos essa redução, como sempre acontece todos os anos. Essa variação é proporcional à demanda de estudantes. Nesse período de final e início de ano, retiramos um ônibus de cada rota, que são 57 no total. Com o retorno da frota normal, o tempo de espera também diminui. Algumas linhas, como a 092, voltará a trabalhar com cerca de 10 minutos de espera entre um carro e outro”, revelou a gerente de transportes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), Araci Brasil.

MATRÍCULAS
Já na rede municipal e estadual as matrículas prosseguem até a próxima sexta-feira em Campina e capital. Em Campina, as aulas estão previstas para começar no dia 9 de fevereiro. Porém, de acordo com a secretária de Educação, Iolanda Barbosa, mesmo o prazo formal se encerrando no dia 30, as matrículas seguem, caso haja vagas nas escolas campinenses.

UNIVERSIDADES
As aulas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também foram retomadas ontem. Já na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), as aulas só serão reiniciadas no dia 23 de fevereiro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp