VIDA URBANA
Relaxar afasta o mau humor
Especialista em terapia comportamental fala que ter qualidade de vida, sair com os amigos e fazer exercícios ajudam no combate à irritabilidade.
Publicado em 15/06/2014 às 8:00
“Se eu discutir com minha esposa antes de sair de casa para o trabalho, já sei que meu dia será péssimo. Saio mal e fico assim o dia todo, não tem jeito”. A afirmativa do técnico em informática Maurício Dantas, 32 anos, revela que situações desagradáveis podem gerar um mau humor que perdura todo o dia. Especialistas alertam que é um erro potencializar os problemas e garantem que pequenas atitudes diárias revertem o quadro, atraem vibrações positivas e estampam o sorriso no rosto.
Acordar com mau humor tem sido algo frequente na sociedade atual, onde o dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido, e com isso, muitos acabam esquecendo um pouco de si mesmo em relação a qualidade de vida. Dormir chateado com alguém ou algo, ficar até tarde conectado à internet, acumular estresse, mágoas ou coisas do tipo, acarretam em uma noite mal dormida, em pesadelos e, consequentemente, a pessoa acordará indisposta e 'nada simpática'. É o caso da estudante de enfermagem Yasmin Gabrielly, 21 anos, que relatou o mau humor proveniente do estresse vivido nos períodos de provas na faculdade. “É muita tensão. Fico muito mal humorada e evito até conversar com os amigos para não ser grosseira. E o pior, é que quando as provas coincidem com a TPM (Tensão Pré Menstrual) a situação é mais agravante. Enquanto não faço todas as provas, o bom humor fica escondido em algum lugar”, contou. Segundo a psicóloga e especialista em terapia cognitivo comportamental Adriana Simões Serrão, acordar achando a vida uma chatice e as pessoas irritantes, uma vez ou outra é normal acontecer, assim como se aborrecer com algo antes de sair de casa e alguns passos podem ser seguidos para deixar esse estado de espírito de lado. Ela alerta que se isso acontece com frequência, já foge um pouco desta normalidade, e se não tratado, acaba virando parte da vida da pessoa. “Não se apegar ao que dá errado na vida - seja no trabalho, estudo ou relacionamento, a discussões possíveis com outras pessoas e pequenos atropelos do dia a dia, já são dicas para se livrar do mau humor. Exercícios físicos, boa alimentação, relaxamento, em casa mesmo, e procurar ser grato pelo que se tem, e não ingrato pelo que não tem, ajudam nessa tarefa. O que quero dizer é que muitas vezes damos uma dimensão muito maior a um problema que não merece”, observou.
Se essa irritabilidade se agravar, é o momento de procurar a ajuda de um profissional, pois, a alta do mau humor acaba trazendo dores de cabeça, quebra de relacionamentos e dores do corpo devido à tensão que a pessoa propicia para ela mesmo, conforme a especialista. “Para tentar recuperar o bom humor assim que acordar, o ideal é agradecer pelo dia, fazer um alongamento, tomar um bom banho, acordar um pouco antes de sair para não fazer nada correndo, tomar café e não pensar em coisas negativas”, orienta.
NEGATIVIDADE
A presença constante do mau humor pode ser negativo para a própria pessoa, bem como para as demais com quem convive, pois começa a ser vista como aquele indivíduo que 'infelizmente, acabou de chegar', já que nunca dá um sorriso ou uma palavra otimista. "O mau humorado sempre vai ver tudo de forma negativa, sem graça e achando que todos ao seu redor estão 'felizes demais', sem necessidade, e inclusive, começa a questionar a felicidade do outro”, disse a especialista em comportamento. Ainda de acordo com Adriana Simões Serrão, a qualidade de vida é algo primordial para que o mau humor seja afastado. Quando estiver em um local que provocou reação negativa, se afastar e respirar fundo para se acalmar é um meio de bloquear o mau humor.
Pesquisa revela que mau humor pode ser 'bom'
As pessoas mal humoradas possuem uma inteligência mais afiada segundo um estudo realizado por um cientista australiano e publicado em uma edição da revista científica Australasian Science, no final de 2009. A pesquisa consistiu em uma série de experimentos nos quais se manipulava o estado de encorajamento dos participantes por meio de filmes e lembranças positivas ou negativas.
“A tristeza e o mau humor melhoram a capacidade de julgar os outros e também aumentam a memória”, assegura o professor Joseph Forgas, da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney.
“Enquanto um estado de ânimo positivo facilita a criatividade, a flexibilidade e a cooperação, o mau humor melhora a atenção e facilita um pensamento mais prudente”, explica o artigo. “Nossa pesquisa sugere que a tristeza melhora as estratégias para processar a informação em situações difíceis”, acrescenta.
Forgas ressaltou que as pessoas com um estado de ânimo mais decaído possuem maior capacidade de argumentar suas opiniões por escrito, pelo que concluiu que “não é bom estar sempre de bom humor”.
Fonte: G1
Comentários