icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Remédios mal armazenados

Fiscalização flagra medicamentos e materiais médico-hospitalares vencidos, e acondicionados de maneira irregular no Gemaf.

Publicado em 25/02/2012 às 6:30


Toneladas de medicamentos e produtos hospitalares acondicionados sem refrigeração adequada, aparelhos de glicemia que deveriam ser distribuídos aos Postos de Saúde da Família (PSF), abandonados em caixas, e materiais de saúde bucal vencidos. Essas foram algumas das irregularidades constatadas pelo Ministério Público e os Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e de Farmácia (CRF), em vistoria realizada ontem nos depósitos de medicamentos da Prefeitura de João Pessoa.

A fiscalização encontrou milhares de caixas de medicamentos acondicionados em local sem climatização em dois depósitos da Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf), da Secretaria municipal de Saúde, localizados na avenida Júlia Freire, na Torre, e na sede, no bairro Cidade Universitária, conforme denunciou a farmacêutica fiscal do CRF, Rubênia Aquino.

Segundo a especialista, a maioria dos medicamentos estocados no local precisaria ser mantida na temperatura correspondente ao que vem especificada na caixa, sob risco de alterar a composição ou antecipar o vencimento do produto.

Além disso, cerca de 30 kits de aparelhos para testes de glicemia, com identificação de unidades de saúde de bairros da capital, estavam abandonadas em um corredor lateral ao depósito da Torre. O advogado da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Leonardo Nóbrega, explicou que o material foi adquirido em contrato de comodato, e que, como veio danificado, será devolvido e substituído em breve por outros em bom estado de uso.

PRAZO DE VALIDADE
No depósito dos fundos da Gemaf também foram encontrados vários lotes de bicarbonato hidrogenado de sódio, que é utilizado para tratamento dentário, vencidos desde o último dia 18 de fevereiro.

No mesmo galpão foram encontrados ainda soros acondicionados sem refrigeração e medicamentos molhados.

“Essa situação pode comprometer a qualidade do produto, ainda mais porque a calha do prédio cedeu e a água entrou no depósito, molhando os medicamentos”, comenta o promotor de Justiça da Saúde, João Geraldo Barbosa.

A gerente da Gemaf, Roseane Wanderley, garantiu que até o final de março, todo o estoque será transferido para o novo depósito da SMS, no bairro das Indústrias. O novo prédio, licitado no valor de R$ 5,7 milhões, terá uma área coberta de cerca de três mil metros quadrados e será todo climatizado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp