VIDA URBANA
Renda renascença da Paraíba vai ser destaque em evento do São Paulo Fashion Week
Peças inspiradas nas obras de Flávio Tavares tem assinatura do estilista Ronaldo Fraga.
Publicado em 03/03/2020 às 10:44 | Atualizado em 03/03/2020 às 11:40
O trabalho produzido pelas rendeiras do Cariri paraibano após oficina com o estilista Ronaldo Fraga será apresentado nas passarelas do São Paulo Fashion Week. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pelo governador João Azevêdo, durante o programa semanal ‘Fala, governador’. Segundo ele, uma equipe da Paraíba vai participar da primeira reunião de planejamento do evento, que ocorrerá no dia 27 de abril, para 'amarrar' os detalhes.
Além de assinadas pelo estilista Ronaldo Fraga, as peças são inspiradas nos traços marcantes do artista plástico Flávio Tavares. A coleção das rendeiras do Cariri paraibano foi apresentada no último dia 29 de janeiro, durante desfile realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Na ocasião, rendeiras dos municípios de São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro, Camalaú e São João do Tigre tiveram a oportunidade de terem suas peças expostas no evento.
De acordo com o governador João Azevêdo, o convite para a participação da Paraíba na primeira reunião de planejamento do São Paulo Fashion Week é resultado da projeção nacional do evento realizado no Estado no início do ano. “O desfile conta com a participação de estilistas do mundo inteiro e nós estaremos levando a Paraíba para São Paulo nos mesmos moldes e com a mesma música e beleza do desfile que realizamos no Espaço Cultural para mostrar ao Brasil e ao mundo a nossa belíssima produção”, comentou.
João também afirmou que o governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), já iniciou os preparativos para a participação no evento. “Nós já tivemos a primeira reunião com as rendeiras e estamos trabalhando nesse processo para que a Paraíba esteja no lugar mais alto da moda do país”, disse.
São Paulo Fashion Week
O maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina norteia a indústria nacional em relação às tendências da moda e beleza. O desfile movimenta mais de R$ 5 milhões no mercado nacional de moda e reúne mais de 80 mil pessoas convidadas, tendo 300 horas de transmissão na televisão aberta e a cabo. A primeira edição do São Paulo Fashion Week deste ano acontece entre os dias 24 e 28 de abril, enquanto a N50 será realizada de 16 a 20 de outubro. O evento também promoverá palestras, colaborações entre artistas e estilistas, talks, exposições, intervenções, um seminário de economia criativa e ainda o Projeto Manifeste Sua Criatividade.
Comentários