icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Repórter da CBN está na final do Prêmio Roche

Hebert Araújo concorreu com dezenas de profissionais da América Latina e foi selecionado para a final na semana passada.

Publicado em 04/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:09

O repórter da CBN João Pessoa Hebert Araújo é um dos finalistas da segunda edição do Prêmio Roche de Jornalismo de Saúde. O radialista concorreu com dezenas de profissionais da América Latina e foi selecionado na semana passada, junto com outros dois profissionais - um da Argentina e outro do Uruguai - na categoria Rádio.

A matéria de Hebert Araújo teve o apoio do produtor Luis Sousa e conta a história de superação do locutor esportivo Francisco Lunguinho que, com quase 50 anos de profissão, perdeu a voz para um câncer de laringe. Na busca para recuperar a fala, Lunguinho foi submetido à primeira cirurgia da Paraíba para implantação de uma prótese traqueoesofágica, que lhe devolveu a voz. A reportagem foi veiculada no dia 14 de junho do ano passado, nos programas CBN Cotidiano e CBN João Pessoa.

Para Hebert, a força do caso contado foi o que fez a matéria chegar tão longe. “Achamos um personagem muito forte e um contexto interessante para falar sobre essa cirurgia. Além disso, ainda reforçamos os problemas do serviço público de saúde”, declarou.

Concorrem com “A volta da voz”, uma reportagem sobre o aborto feita pela Rádio França Internacional, no Uruguai, e outra da rádio argentina Splendit, que trata da prevenção de doenças cardiovasculares. Uma outra matéria da CBN, desta vez do Rio de Janeiro, será homenageada na cerimônia de premiação com uma menção honrosa.

Na análise divulgada no site oficial do prêmio, o júri definiu a reportagem do paraibano como a que “melhor consegue combinar um bom jornalismo com diversidade de fontes, contexto e informações relevantes”. A matéria foi citada como um trabalho cujos momentos “não só impressionam a mente do ouvinte, mas também movem a sua consciência”.

Na categoria Rádio, o Prêmio Roche recebeu um total de 51 inscrições da língua espanhola e portuguesa. As peças candidatas foram analisadas por um pré-júri formado por profissionais da saúde e do jornalismo em países latino-americanos.

O Prêmio Roche de Jornalismo de Saúde é organizado pela Roche América Latina em parceria com a Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI). Os vencedores da segunda edição nas categorias Rádio e Internet serão anunciados durante o evento Roche Press Day, que será realizado de 16 a 18 de julho em Guadalajara, no México. Hebert Araújo estará presente na solenidade e admite que o clima é de ansiosa expectativa. “É um momento único para a carreira de qualquer profissional ser indicado a um prêmio internacional. Estou indo com a responsabilidade de representar não só a Rede Paraíba de Comunicação, também o Brasil. Eu me sinto tranquilo e muito feliz”, concluiu.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp