icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Réveillon em João Pessoa deve ser cancelado por conta da pandemia de Covid-19

Diretor da Funjope, Maurício Burity, disse que festa na orla depende do surgimento de uma vacina.

Publicado em 22/07/2020 às 15:53 | Atualizado em 23/07/2020 às 7:51


                                        
                                            Réveillon em João Pessoa deve ser cancelado por conta da pandemia de Covid-19
Foto: Andrea Gisele/Secom-JP

A pandemia provocada pelo novo coronavírus comprometeu as formas como as pessoas estavam acostumadas a viver em sociedade: beijos, abraços, apertos de mão e principalmente aglomerações. Se a recomendação é não agrupar muitas pessoas, como é possível realizar uma festa, por exemplo? Sem a certeza de quando se conseguirá uma vacina, a Prefeitura de João Pessoa já trabalha com a possibilidade de não realizar a tradicional festa de Réveillon, que acontece anualmente na orla da Capital.

O diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, sinalizou que sem uma vacina eficaz  contra a Covid-19 e até que as pessoas sejam vacinadas, se torna impossível a realização de uma festa, do porte que é o fim de ano em João Pessoa. O público estimado, segundo Maurício, pode chegar a 400 mil pessoas, levando em consideração toda a extensão da orla marítima.

“Você pode fazer isso no teatro, no cinema, mas para shows é impossível. Acho pouco provável, pelo que a gente tem acompanhado, todos nós só vamos ser vacinados no ano que vem. Quando a gente fala em eventos, falamos em aglomeração e aglomerar é contraindicado. O que dirá de um evento da natureza do réveillon? Que só ali no Busto de Tamandaré reúne de 150 a 200 mil pessoas dependendo da atração, além do público que fica ao longo da orla, que aí estamos falando de 400 mil pessoas”, falou Burity.

Sobre a realização ou não do réveillon, o diretor da Funjope disse que ainda não é possível afirmar que o evento não acontecerá este ano. Porém, desde o início da pandemia, segundo ele, a Prefeitura de João Pessoa emitiu um decreto proibindo eventos, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Existe a possibilidade de você praticar o distanciamento social com máscara, que tem que ser obrigatório. Mas aglomeração em shows? Você não consegue ter um metro, um metro e meio de distanciamento, não tem como”, afirmou. "Agora, se porventura, essas vacinas que estão sendo testadas, se até outubro todos nós fossemos vacinados, eu diria que a gente teria dois meses  para planejar, daria tempo sim a gente fazer o Réveillon. Mas acho muito pouco provável", completou Maurício, praticamente descartando a festa.

A vacina chinesa contra a Covid-19, que entrou na fase de testes em São Paulo, por exemplo, tem previsão de ser disponibilizada em junho de 2021. Isso, claro, vai depender dos resultados destes testes.

Cancelamentos

Outras cidades já cancelaram festas tradicionais, a exemplo de São Paulo, que na semana passada, o prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que não realizará o tradicional Réveillon da Avenida Paulista, por causa do alto risco de transmissão da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O prefeito de Salvador, ACM Neto (Democratas), em entrevista à imprensa local, disse que a realização das festas de Carnaval está comprometida, por causa da falta de uma vacina que possa imunizar as pessoas. A possibilidade é que o Carnaval de Salvador seja adiado para junho de 2021.

Na Paraíba, várias cidades que tradicionalmente realizam os festejos do mês de junho, também precisaram cancelar os seus eventos. Em Campina Grande, onde ocorre o Maior São João do Mundo, a Prefeitura Municipal adiou o evento para outubro, mas a realização do evento ainda está sendo avaliada.

Imagem

Raniery Soares

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp