icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ricardo Coutinho inaugura Praça da Amizade, no Rangel

Novo espaço público tem uma área total de 5.363 m² e fica ao lado da igreja católica, que inclusive doou o terreno para a construção da praça.

Publicado em 15/05/2009 às 17:29

Da Secom-JP

Um espaço para lazer, esporte, cultura e convivência. É baseada nesses quatro propósitos que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inaugura no próximo domingo (17), as 17h, a Praça da 'Amizade', no bairro do Rangel. O novo espaço público tem uma área total de 5.363 m² e fica localizado na esquina da avenida 2 de fevereiro com a rua Mourão Rangel, bem ao lado da igreja católica, que inclusive doou o terreno para a construção da praça.

O investimento realizado na obra foi de R$ 692.395,00 em recursos próprios. Os moradores vão desfrutar de toda infraestrutura composta de quadra de areia e poliesportiva, pista de skate, playgraund, mesas para jogos, área de ginástica e pista para caminhadas, além de um anfiteatro que homenageia a artista popular Vó Mera, que é coquista e cirandeira. O projeto inclui ainda rampas de acesso para deficientes físicos e idosos, como também paisagismo.

De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), esta é a quarta praça construída e entregue só este ano pela Prefeitura. Os bairros já contemplados foram Ipês (Praça Neuza Agra), Altiplano (Praça José Targino) e Gervásio Maia (Praça da Esperança).

Nome

O nome da praça do Rangel foi escolhido pela população de João Pessoa através de uma enquete popular realizada no mês de abril. As pessoas votaram pelo site da prefeitura e também no Centro de Referência da Cidadania (CRC) do próprio bairro. Havia quatro sugestões de nomes: Alegria, Cidadania, Futuro, Amizade ou Fraternidade. Outra praça que teve o nome escolhido pela população foi a Praça Esperança, localizada no Residencial Gervásio Maia.

Homenagem

Vó Mera é natural do município de Alagoinha-PB. Filha de agricultores, começou a trabalhar muito cedo na agricultura. Precisava ajudar a mãe a sustentar a casa e sua inclinação pelas várias manifestações da cultura popular se deu ainda na infância. Ela esperava ansiosa pela chegada das festas juninas para acompanhar com o ganzá na mão e a voz afinada uma tia sua que cantava coco-de-roda e ciranda nos eventos da fazenda onde trabalhavam.

O grupo de ciranda e coco-de-roda 'Vó Mera e seus Netinhos', assim batizado por José Emilson Ribeiro, chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope, foi fundado em 2003 pelos componentes Vó Mera (voz principal), Fernando Dylan (pandeiro e bumbo) e Jéferson Pereira (surdo). Posteriormente, Josenaldo Júnior (afoxé) e Clara Regina (ganzá) se integraram ao grupo. Antes da composição atual, Vó Mera era acompanhada apenas pelo pandeiro de seu neto Fernando Dylan.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp