VIDA URBANA
Ricardo lança programa que beneficia estudantes carentes
Para serem contemplados, os estudantes precisam estar inscritos no Cadastro Único – CadÚnico, do Programa Bolsa Família do Governo Federal.
Publicado em 15/03/2010 às 19:33
Da Secom-JP
O programa Bolsa Universitária, que vai conceder o benefício a 50 estudantes universitários regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas, foi lançado nesta segunda-feira (15) pelo prefeito Ricardo Coutinho. Para serem contemplados, os estudantes precisam estar inscritos no Cadastro Único – CadÚnico, do Programa Bolsa Família do Governo Federal.
Ao lançar o “Bolsa Universitária” no final da tarde desta segunda-feira (15), no Centro Administrativo Municipal (CAM), Ricardo Coutinho ressaltou que o programa representa um grande avanço para a sociedade. “Em vez de ficar só esperando as ações do Governo Federal, estamos inovando, procurando agregar valor às políticas já implementadas em âmbito nacional. O Bolsa Universitária tem como objetivo dar melhores condições para jovens de famílias de baixa renda que estejam cursando nível superior”, declarou.
Para a estudante universitária Rossana Pinheiro, que cursa Administração em uma instituição de ensino particular na Capital, a Bolsa vai apresentar um bom reforço em seu orçamento. “Não vejo a hora de me inscrever para concorrer à Bolsa, que vai me auxiliar para pagar passagens, xerox, e outras despesas que temos na faculdade”, disse ela.
O representante da faculdade Maurício de Nassau, Walter Cortez, considera positiva a iniciativa da Prefeitura, pois se trata de “uma medida concreta de socialização da educação”. Para ele, o benefício vai dar um melhor suporte financeiro para quem está em condições menos favorecidas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, a meta da prefeitura é, num prazo máximo de quatro anos, atender toda a demanda de 387 estudantes universitários que são cadastrados no Programa Bolsa Família na Capital. Para isso, a cada ano devem ser oferecidas novas bolsas. Lau explicou que os alunos que serão contemplados terão seu desempenho escolar acompanhado enquanto receberem o benefício.
Edital
O edital do programa “Bolsa Universitária” será publicado até a próxima quinta-feira (18), quando tem início o período de inscrições, que se estenderá até o dia 31 deste mês. Os valores da Bolsa variam entre 1/6 (para quem recebe o benefício do Bolsa Família) e 1/3 do salário-mínimo vigente (para quem está cadastrado mas não recebe o benefício) por aluno regulamente selecionado.
Serão 25 vagas para o primeiro grupo e mais 25 para o segundo grupo. As inscrições serão feitas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes, na avenida Santos Dumont, 188 – Centro, e na Rua Diógenes Chianca, 1777, Água Fria, em João Pessoa, no horário das 8h às 12h, e das 14h às 17h.
Comentários