VIDA URBANA
Rodízio de abastecimento no Brejo
Interrupção no abasteciemnto afeta uma área com mais de 42 mil habitantes nas cidades de Araruna, Dona Inês, Riachão e Tacima,
Publicado em 25/05/2012 às 6:30
Os moradores de quatro municípios do Brejo paraibano estão reclamando da falta de água nas torneiras e afirmam que já estão sofrendo com as interrupções constantes na distribuição de água. O problema afeta uma área com mais de 42 mil habitantes nas cidades de Araruna, Dona Inês, Riachão e Tacima, onde o abastecimento estaria sendo feito apenas duas vezes por semana. Em algumas áreas, os moradores ficam até seis dias sem água.
Apesar das reclamações dos moradores, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) não confirma oficialmente a realização de racionamento em nenhuma região do Estado.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão em Campina Grande, a Companhia realiza um 'rodízio' no fornecimento para garantir a distribuição de água em áreas mais críticas.
Ainda segundo a assessoria de imprensa da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Araruna é abastecida durante quatro dias seguidos e as cidades de Tacima, Riachão e Dona Inês, durante cinco dias seguidos, configurando-se um rodízio. O motivo principal é por conta do sistema de abastecimento deficitário.
Durante a semana, o fornecimento em Araruna foi prejudicado, segundo a empresa, pelo vazamento na adutora, que já está sendo consertado.
O 'rodízio' acontece quando não há vazão suficiente para garantir a distribuição de água em pontos mais distantes ou localizados em pontos mais altos. Nestes casos, o fornecimento é interrompido nas áreas mais próximas da adutora para garantir que a água possa chegar às torneiras.
Comentários