VIDA URBANA
Rondas por patrulhamento escolar
Cada batalhão é responsável por organizar este trabalho nas respectivas áreas de atuação.
Publicado em 11/05/2014 às 9:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 13:01
A ronda policial no entorno das escolas é realizada através da ação de patrulhamento escolar. De acordo com informações da assessoria de comunicação social da Polícia Militar, cada batalhão é responsável por organizar este trabalho nas respectivas áreas de atuação.
Nas escolas que funcionam nos bairros do Valentina, Geisel, Colinas do Sul e Mangabeira o Patrulhamento Escolar é feito pelas equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºBPM).
Segundo o comandante, major Carlos Sena, há uma viatura para cobrir cada um dos 20 quadrantes que compõem a área de atuação do batalhão.
“A demanda depende mais da análise criminal que a gente faz da área onde está a escola, para que se tenha uma presença mais forte da polícia ou não”, completa o major, acrescentando ainda que os policiais estão atentos para atender às solicitações dos gestores das escolas e também denúncias da comunidade.
Já nas escolas situadas nos bairros de Mandacaru, Padre Zé, Centro, Tambiá e Cruz das Armas, atuam os policiais do 1ª Batalhão (1°BPM). O subcomandante do batalhão, major Oscar Beutenmuller explicou que as equipes realizam rondas constantes no entorno das escolas. Contudo, ele alegou que o quantitativo de policiais ainda é pequeno para cobrir o número de escolas existentes na área.
“Infelizmente, o efetivo é pouco para a quantidade de escolas.
Mas, nós temos definido todo o roteiro das rondas e os horários, principalmente nos horários das 15h às 23h”, disse o policial. Já as escolas do Cristo, Rangel e parte de Jaguaribe recebem o patrulhamento do Batalhão da Cavalaria, segundo informações da assessoria de comunicação social da Polícia Militar. A reportagem tentou contato telefônico com o comandante das equipes para saber mais detalhes sobre o trabalho, mas, até o fechamento desta edição, as ligações não foram atendidas.
Comentários