VIDA URBANA
Sai lista de aprovados no Sisu
Foi divulgado nesta sexta-feira (13) lista de aprovados no Sisu, o resultado foi antecipado em dois dias pelo MEC.
Publicado em 14/01/2012 às 6:30
Com dois dias de antecedência, o Ministério da Educação (MEC) divulgou, ontem, a lista dos aprovados na primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu-2012). Na Paraíba, 128.198 candidatos se inscreveram no programa e, em todo o país, o processo seletivo contou com 3,4 milhões de inscrições na disputa por 108 mil vagas em cursos superiores de instituições públicas de ensino superior. A relação dos aprovados pode ser conferida no site do sistema (sisu.mec.gov.br/inicial).
No Estado, três instituições ofereceram 3.699 vagas para preenchimento através do sistema. As vagas estão em 16 cidades do Estado e distribuídas pelas Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).
No Estado, o número de inscritos no Sisu 2012 apresentou um crescimento superior a 84% em relação à edição do ano passado que contou com apenas 69.556 candidatos. Também na edição deste ano, houve aumento do número de vagas ofertadas na Paraíba, saindo do patamar de 1.779 vagas no ano passado para a 3,6 mil este ano, o que representou um aumento de 112,7% de vagas.
A paraibana Renata Alves Lauriano, de 19 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de desing de produtos da UFPB, pelo sistema de cotas que oferecia apenas duas vagas pelo Sisu.
“Tinha ligado o computador para conferir a nota de corte do Sisu e fui surpreendida com o resultado. Quando vi que tinha ficado em primeiro lugar, chorei muito e saí gritando pela casa para contar para toda a família”, relatou emocionada. Renata está inscrita no Processo Seletivo Seriado (PSS) também para o curso de desing.
Apesar da antecipação do resultado, o MEC confirma que o prazo para matrículas não foi alterado. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 de janeiro para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula.
Os que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar da segunda chamada prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31.
Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.
De acordo com o MEC, a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a campeã de inscrições no Sisu, com mais de 4 mil vagas ofertadas e 171.915 inscrições.
Entre os cursos, o mais procurado foi análise e desenvolvimento de sistemas, do Instituto Federal de São Paulo (IF-SP), que recebeu 21.935 inscrições.
Comentários