VIDA URBANA
Salão do Artesanato expõe produtos tipo exportação a partir desta terça-feira em Campina Grande
Evento deve movimentar um milhão de reais em negócios no São João.
Publicado em 12/06/2018 às 7:00 | Atualizado em 12/06/2018 às 18:01
Produtos fabricados na Paraíba e que ganharam o mercado internacional vão estar expostos a partir desta terça-feira (12) em Campina Grande durante a realização da 28º edição do Salão do Artesanato, que acontece na cidade durante o período do São João. O evento espera receber o público de 50 mil pessoas e movimentar R$ 1 milhão em negociações. Mais de 300 artesãos estão envolvidos nas produções. Entre os destaques estão produtos que já ganharam o mundo através da exportação.
A artesã campinense Maria das Dores, de 59 anos, é uma das participantes que vão estar na programação do Salão do Artesanato expondo produtos para o público. Ela revela que há seis anos trabalha na exportação de peças de vestidos e blusas fabricados a partir da renda renascença para o mercado internacional.
"Eu trabalho com artesanato há mais de 40 anos e iniciei no ano de 2012 o processo de exportação para os Estados Unidos. Hoje, atendo pedidos para outros países também, todas as peças são de origem paraibana e fabricadas a mão a partir da técnica da renda renascença, que trabalha o destaque para os entrelaçados do tecido", disse.
Evento garante 50% do faturamento do ano
A artesã espera ter um bom faturamento nesta edição do Salão e conta que o evento representa mais de 50% do lucro anual para os profissionais que expõem no espaço. "A expectativa é sempre boa nessa época, porque a oportunidade de negócio casa com o período junino e naturalmente o público se sente atraído. O ganho nesse período representa mais de 50% comparado ao lucro do restante do ano", concluiu Maria das Dores.
Programação começa às 19h
Com o tema 'Diversidade Cultural' o Salão do Artesanato abre oficialmente às 19h. A estrutura está montada no antigo posto Brasília, localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, no bairro do Catolé. A programação segue até o dia 30 de junho, com a exposição de peças artesanais, apresentações culturais e palestras sobre assuntos da cultura regional. O espaço é aberto para visita do público, com entrada gratuita, e vai funcionar no período 14h às 21h.
O Salão do Artesanato é um evento realizado pela Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, incentivado através do Programa Artesanato da Paraíba (PAP). São realizadas anualmente duas edições do evento no estado, sendo a primeira na cidade de João Pessoa que aconteceu no mês de janeiro.
Comentários