icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Samu capacita profissionais em CG

Profissionais do Samu que atuarão em unidades de cinco municípios do interior receberão treinamento a partir desta segunda (21).

Publicado em 19/11/2011 às 6:30

Na próxima segunda-feira tem início a capacitação de 50 profissionais (entre condutores socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros) que trabalham em cinco municípios paraibanos a serem atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192).

Umbuzeiro, Areia, Esperança, Alagoa Nova e Alcantil serão contemplados com a regionalização do Samu, que vai ampliar em quase 150% o número de pessoas beneficiadas com o serviço. A capacitação será realizada diariamente, a partir das 13h, em Campina Grande, e ministrada por profissionais do serviço, com os objetivos de qualificar e aprimorar o conhecimento dos profissionais.

O curso segue até 2 de dezembro. No primeiro dia, acontece a abertura da capacitação, no auditório do Conselho Municipal de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em Campina Grande, com os temas “Regulação médica”, “Funcionamento do Samu” e “Atribuições dos profissionais”.

Na terça-feira, a capacitação passa a ser realizada no auditório da Vila do Artesão, no bairro São José, onde os profissionais serão capacitados em “Avaliação primária” e “Avaliação secundária”. “Rolamento 90º e 180º”, “Colar cervical” e “Prancha longa e prancha a vácuo” serão os temas apresentados na quarta-feira, 23.

Na quinta-feira, a capacitação prossegue com os temas “Imobilizações de fraturas”, “Retirada de capacete” e “Retirada rápida/Utilização de Ked e Teresa”. No dia seguinte, será abordado o tema “Reanimação cardiopulmonar adulto e infantil”.

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, os profissionais capacitados estarão acompanhando os profissionais nas ambulâncias do Samu para que possam participar dos atendimentos realizados.

Na primeira etapa dos cursos realizada em outubro participaram da capacitação 100 profissionais de Aroeiras, Boqueirão, Caturité, Cabaceiras, Pocinhos, Queimadas e Cuité.

REGIONALIZAÇÃO
A regionalização do Samu vai ampliar em quase 150% o número de pessoas beneficiadas com o serviço, que é atualmente de 380 mil, todos moradores de Campina Grande. Com as capacitações, a população atendida será de 927 mil pessoas. O objetivo é qualificar o atendimento de urgência e emergência nos pequenos municípios. O Samu de Campina Grande dará cobertura a esses municípios e regulará todo o sistema de emergência, incluindo a regulação dos leitos hospitalares dos municípios.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp