VIDA URBANA
Samu começa a funcionar em Pocinhos
População do município de Pocinhos já pode contar com serviço do Samu, a base será regulada pela central de Campina Grande.
Publicado em 03/01/2012 às 6:30
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) começou a funcionar ontem na zona urbana do município de Pocinhos, no Agreste paraibano, atendendo a uma população de 9.615 habitantes. Já na cidade de Alagoa Nova, devido a um problema técnico na central telefônica a previsão é que o serviço seja implantado até a próxima sexta-feira.
A implantação do Samu nessas localidades faz parte do Projeto de Pegionalização do Serviço, que até fevereiro deverá funcionar em 25 municípios paraibanos, além de Campina Grande, onde já funciona há sete anos. Em cada localidade haverá uma ambulância e uma equipe médica de plantão 24 horas.
Segundo o coordenador-geral do Samu-CG, Antônio Henriques, com a regionalização, o Samu passará a atender aproximadamente um milhão de habitantes. “A população de cada cidade já está sendo orientada através de campanhas educativas e estamos concluindo uma cartilha que terá todas as informações importantes sobre o funcionamento, que será distribuída a medida que o serviço vai sendo implantado”, explicou.
Antônio lembra que a principal orientação é que a pessoa só pode acionar o Samu através do telefone 192, já que as bases destes municípios serão reguladas pela Central de Regulação de Campina Grande, que será responsável por gerenciar as ocorrências. “A base local não tem autonomia para liberar a saída da ambulância, somente com a autorização da central de regularização é que o veículo pode ser liberado”, contou.
A previsão é que amanhã sejam inauguradas as bases do Samu nas cidades de Queimadas, Boqueirão, Areia e Ingá. Até fevereiro, o serviço será implantado na zona urbana de Esperança, Caturité, Alcantil, Soledade, São Sebastião de Lagoa de Roça, Cuité e Barra de Santa Rosa. O Samu de Campina Grande será responsável ainda por oferecer cobertura a 55 municípios cobertos pela macrorregião da cidade.
Comentários