VIDA URBANA
Samu de CG faz sete anos e renova frota
A população de Campina Grande conta a partir de hoje, com um melhor atendimento oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Publicado em 30/08/2011 às 6:00
Georgia Simonelly
A população de Campina Grande conta a partir de hoje, com um melhor atendimento oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para comemorar os sete anos de funcionamento do serviço na cidade, o Samu teve sua frota totalmente substituída por dez novas ambulâncias e cinco motos. O investimento foi de cerca de R$ 1 milhão, financiado com recursos federais.
Segundo Tatiana Medeiros, secretária de Saúde do município, a aquisição da nova frota irá contribuir para diminuir o tempo de resposta do atendimento que é de cerca de dez minutos. “Com as motolâncias os profissionais poderão driblar o trânsito em horários de maior movimento garantindo maior agilidade no atendimento à população, salvando vidas e evitando possíveis sequelas causadas devido à demora no socorro”, disse.
De acordo com o médico Antônio Henriques, coordenador do Samu, a frota é composta por três ambulâncias de suporte avançado, com capacidade para atendimentos especiais, e sete de suporte básico. “Inicialmente, serão utilizados oito veículos para atender o município, as demais ambulâncias serão destinadas para a regionalização do serviço”, contou.
Com a regionalização do Samu, 55 municípios localizados no entorno de Campina Grande, passarão a contar com a cobertura do serviço móvel. A previsão é que até dezembro, a regionalização seja liberada pelo Ministério da Saúde.
Durante a cerimônia de entrega dos veículos, que foi realizada na manhã de ontem, na praça da Bandeira, no Centro, aconteceu ainda a simulação de um acidente.
Comentários