VIDA URBANA
Samu faz treinamento para resgate de vítima em altura
Treinamento, feito pela Prefeitura de Campina Grande, acontece desde junho e tem como objetivo agilizar o resgate de vítimas em altura.
Publicado em 26/11/2012 às 18:05
Os profissionais do Atendimento Médico de Urgência de Campina Grande usaram uma caixa d'água neste domingo (25), com 40 metros de altura, para realizar um treinamento que acontece desde junho, segundo a Prefeitura de Campina Grande. O objetivo é agilizar o atendimento a vítimas em altura, como ribanceiras, canais, áreas acidentadas ou prédios em construção. Além da caixa d'água, outras áreas da cidade, como o viaduto, também já serviram como locais de treinamento. Na simulação, são utilizados como vítima adultos e crianças.
Para o treinamento, são realizadas técnicas de rapel. "Com o treinamento, os profissionais do Samu estão aptos a realizar a remoção da vítima de forma ainda mais rápida, agilizando o atendimento", explica uma das integrantes da equipe, a enfermeira Leide Gláucia de Brito Barreto.
A equipe de profissionais, hoje formada por médicos, enfermeiros e socorristas, foi capacitada no Recife e será multiplicadora até que todos os profissionais estejam treinados.
Antes, para fazer resgate, era necessário pedir a colaboração do Corpo de Bombeiros. Porém, com o treinamento os profissionais do Samu também ficam habilitados a fazer esse tipo de resgate, segundo a Prefeitura de Campina Grande.
Comentários