VIDA URBANA
Samu já recebeu quase 50 mil trotes neste ano em João Pessoa
Apesar de preocupante, número representa uma redução de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.
Publicado em 18/05/2015 às 17:47
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa recebeu 49.186 trotes nos primeiros quatro meses de 2015. Apesar de alto, o número representa uma redução de 28% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 68.432 trotes no mesmo período.
Segundo a Central de Regulação do Samu da Capital, a quantidade de trotes recebidos neste ano representa 29,6% do total de ligações, que já somam 166.334. O reconhecimento das falsas ligações acontece, na maior parte das vezes, ainda no processo de atendimento.
Quando as ambulâncias são liberadas, entretanto, a perda de tempo com falsas ocorrências pode chegar a 40 minutos. Segundo o Samu, do total de trotes recebidos de janeiro a abril deste ano, 45 foram identificados apenas depois que a equipe chegou ao local.
Supervalorização de casos atrapalha atendimentos
De acordo com a coordenadora médica do serviço, Érika Rivenna, um problema recente que tem atrapalhando o trabalho do Samu é a supervalorização do quadro clínico de pacientes.
“São vários os casos em que recebemos ligações com descrições de casos graves e acabamos encontrando pessoas com febre, mal-estar ou diarreia, situações que não podemos cobrir”, relatou a coordenadora. Por regra, o Samu atende apenas ocorrências de urgência e emergência com risco de morte.
Comentários