icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Santa Rita tem mais de 500 ruas sem registro

Ausência de registro em mais de 500 ruas de Sanra Rita, resulta em uma devolução diária de 180 correspondências.

Publicado em 09/10/2012 às 6:00


O município de Santa Rita, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, possui 6.162 ruas, segundo dados do Sistema de Distribuição (SD), levantados em 2010 pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) da cidade. Já de acordo com a Secretaria de Planejamento, desse quantitativo de ruas, foram incrementadas mais 82 entre 2011 e 2012, totalizando 6.208 ruas. No entanto, mais de quinhentas delas não são registradas pela Prefeitura Municipal e isso tem gerado uma devolução diária de 180 correspondências, devido à dificuldade enfrentada pelos carteiros em localizar os endereços.

Segundo o supervisor operacional da ECT, Emilson Nóbrega, os 17 carteiros de Santa Rita passam por complicações na hora de localizar as ruas, pois como elas não são legalmente classificadas, também não possuem CEP. “Uma de nossas maiores dificuldades é a desorganização urbana, pois a cidade cresce desordenadamente sem um cadastramento oficial e muitas das ruas também não possuem CEP, o que atrapalha ainda mais o nosso trabalho”, declarou.

Emilson Nóbrega disse que a ECT não possui o número de ruas sem nome e CEP, mas destacou que a situação é difícil até para fazer a triagem das entregas e que os carteiros utilizam o mapa da cidade para encontrar as ruas, mas que mesmo assim muitas correspondências não chegam aos seus destinatários. “Nossa demanda diária atinge cerca de nove mil correspondências, no entanto, aproximadamente 180 delas são devolvidas aos remetentes por não terem os endereços localizados. Outro problema é que em Santa Rita não há uma delimitação de bairros e isso também atrapalha”, afirmou.

O vendedor Josivaldo Cardoso, 35 anos, relatou que há quatro anos trabalha em Santa Rita, vendendo refrigerante nas lojas comerciais, mas que o meio de localizar as ruas é o popular 'boca a boca'. “As ruas possuem nome, mas não têm placas sinalizando-as. Pelo tempo que faço esse trabalho já decorei algumas ruas, mas aquelas que inserimos no roteiro fica difícil localizar, com isso, a forma que utilizamos para encontrar os endereços é perguntando aos moradores”, disse.

Segundo o supervisor de operações do Correios, a população que mora entre o município de Várzea Nova e Bayeux, área que faz parte de Santa Rita, não é atendida porque não consta nenhum registro desta região na ECT. Ele lembrou que no meio do ano a Empresa foi convidada pela Prefeitura de Santa Rita para participar de uma reunião que visava o estudo para uma implantação de um projeto piloto para organizar a cidade e suas ruas, mas que até agora não teve resposta sobre o andamento do projeto. “Até esse momento, nada nos foi comunicado, ou seja, o projeto não saiu do papel”, ressaltou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp