icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

São João: festa para o santo e para povo

Com shows musicais e muita animação, Campina Grande, Santa Luzia, Patos, Bananeiras e Solânea fazem a festa.

Publicado em 23/06/2013 às 10:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:48


Uma festa que possibilita celebrar o religioso e valorizar a cultura nordestina. É com esse espírito que os paraibanos pretendem comemorar as festividades de São João, que se iniciam já hoje, véspera do dia do santo, e que proporciona, além da tradicional reunião familiar em volta da fogueira, o estouro dos fogos de artifício e a variedade de comidas de milho sobre a mesa.

Aliado a esses aspectos, estão os shows que têm o poder de atrair multidões que enxergam, no forró, elementos que fazem parte do patrimônio do povo da Paraíba.

Assim está sendo o São João em Campina Grande, Bananeiras, Santa Luzia, Solânea e Patos, que buscaram, este ano, além de valorizar personalidades locais, também exaltar os símbolos que compõem a festividade junina.

A festa, que já atraiu milhares de pessoas a esses municipios só este ano, terá, à noite, um colorido especial no céu que servirá de moldura para toneladas de fogos de artifício que saudarão o dia do santo mais festejado de junho.

Em Campina Grande, os 30 anos do Maior São João do Mundo e o seu idealizador, o poeta Ronaldo Cunha Lima (1936-2012), são os ícones principais de uma festa que, segundo o coordenador do evento, o vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho, têm sido um grande sucesso.

Além da aprovação popular do novo layout do Parque do Povo e a espontânea homenagem que os artistas estão prestando ao pioneiro da festa, o vice-prefeito se disse satisfeito com o retorno do público que visita à cidade.

“O poeta Ronaldo está sendo lembrado espontaneamente pelos artistas por tudo que ele representa para o Maior São João do Mundo. É uma felicidade e uma emoção muito grande ser reconhecido pelo trabalho que estamos fazendo. As mudanças que foram aprovadas, a descentralização da festa, e a participação popular que tem sido uma marca registrada na edição de 2013 do Maior São João do Mundo. Quem não foi ainda, não sabe o que está perdendo”, disse Ronaldo Filho, confirmando uma queima de fogos com cerca de 20 minutos, que celebrará o dia de São João.

SANTA LUZIA
Um dos mais tradicionais festejos do Estado, a festa junina de Santa Luzia, cidade localizada no Sertão da Paraíba, completa 71 anos e mais um ano apostou na valorização da cultura local e seus personagens para atrair milhares de visitantes.

Esse ano, o homenageado é o mestre de coco-de-roda, Manoel de Dia, que aos 95 anos é testemunha do quanto os festejos do município são importantes para a região.

De acordo com Tereza Alves, secretária de Cultura de Santa Luzia, a intensão é valorizar o que a cultura local pode oferecer para manutenção dos costumes.

BANANEIRAS
Quem também buscou mostrar o que a produção local pode oferecer de melhor foi a cidade de Bananeiras. Com uma festa oferecendo todas as atrações artísticas ligadas ao forró pé de serra, o município é destino certo para quem prefere arrastar o pé com a música tradicional, como também aproveitar a programação religiosa oferecida na cidade.

“Esse ano queremos receber mais de 25 mil pessoas durantes os quatro dias de festa. Quem gosta do forró tradicional, pode via para Bananeiras que não irá se arrepender”, disse José Wellington, diretor de eventos da prefeitura.

BREJO E SERTÃO
Já para quem prefere combinar os festejos juninos com shows de grandes bandas e artistas nacionais, as opções para passar o a véspera de São João em Solânea, Brejo da Paraíba, e Patos, município que fica no Sertão.

Na primeira, o investimento de cerca de R$ 1 milhão foi necessário para atender a expectativa do povo que acompanhou nos últimos dias as apresentações de Paula Fernandes e Aviões do Forró. Já hoje quem subirá ao palco será Gabriel Diniz e Forró na Brasa, Furacão do Forró, Forró 3 Desejos, Capilé e Forró Asa Branca.

Em Patos, “Festejo de Tradição, Simpatia e Diversão” indica as características folclóricas da festa junina que o município se propôs a apresentar ao povo. De acordo com um funcionário da secretaria de Comunicação da prefeitura, Gilclécio Lucena, a intenção não foi apenas oferecer grandes shows ao público, mas também trabalhar o lado cultural da festa junina nas escolas do município.

“Fizemos questão de possibilitar o contato dos elementos folclóricos com as crianças. Na parte dos shows, todos ficaram bastante satisfeitos e o público tem correspondido às nossas expectativas”, disse Gilclécio confirmando o encerramento da festa com a banda Garota Safada.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp