VIDA URBANA
São João termina com 91 ocorrências em CG
Furtos lideraram os registros com 36 casos, seguido dos roubos, que totalizaram 29; domingos foram os dias mais violentos.
Publicado em 11/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 16:41
As polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros divulgaram ontem o balanço de ações e ocorrências registradas no Parque do Povo durante o Maior São João do Mundo 2014. O furtos lideraram os registros com 36 casos, seguido dos roubos, que totalizaram 29. Os domingos foram os dias mais violentos.
Segundo o delegado seccional de Campina Grande, Iasley Almeida, os números são baseados nas ocorrências registradas no Núcleo Integrado de Segurança Pública, instalado dentro da festa. Ao todo, foram registradas 91 ocorrências policiais envolvendo ainda lesões corporais e tentativas de homicídios.
Durante a realização do evento, 29 pessoas foram presas, sendo 11 em flagrante e mais 18 que assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). A polícia ainda apreendeu quatro adolescentes. Também foi registrado um homicídio em frente ao palco principal do Parque do Povo no dia 13 de junho.
Os dias com maior número de ocorrências foram os sábados (26,02%) e os domingos (30,89%), já as quartas-feiras (0,81%) foram mais tranquilas. As segundas-feiras tiveram 16,26%, as terças-feiras 3,25%, as quintas-feiras 8,94% e as sextas-feiras 8,94%.
De acordo com o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar (2°BPM), coronel Lívio Delgado, por dia o efetivo policial dentro do Parque do Povo era de 100 a 250 homens, porém chegava a 500 homens incluindo o policiamento normal nos bairros e os eventos paralelos, nos bairros da cidade e no distrito de Galante.
O coronel destacou que o Circuito do Forró nos bairros foi o mais tranquilo. “Muitos disseram que Circuito do Forró seria uma tragédia anunciada, pelo fato de ocorrer em áreas periféricas, mas não tivemos nenhum tipo de ocorrência registrada durante os shows”, disse.
BOMBEIROS
Ainda durante a coletiva, o Corpo de Bombeiros divulgou o balanço de ocorrências durante o São João no Parque do Povo.
Os atendimentos caíram de 34 para 22 em relação à edição do ano anterior. Nenhuma ocorrência de incêndio foi registrada.
Segundo a capitã Anuska Macedo, que representou o 2° Batalhão de Bombeiros Militar (2°BBM), este ano o órgão atendeu 22 ocorrências durante o Maior São João do Mundo, sendo 2 casos clínicos, 2 vítimas de agressão, 4 vítimas de arma branca e 14 outras ocorrências consideradas simples. “Vale salientar que isso não inclui os atendimentos feitos pelo Posto de Saúde da Prefeitura”, disse.
Já no ano passado, foram 34 ocorrências, sendo 17 casos clínicos, uma vítima de agressão, uma vítima de arma de fogo, uma vítima de arma branca, uma transferência para hospital e mais 13 ocorrências simples.
FLAGRANTE POR EMBRIAGUEZ
Ainda nas ações de segurança pública durante o São João Seguro, foram realizadas operações da Lei Seca para combater a embriaguez ao volante. Durante os 30 dias de Maior São João do Mundo aconteceram blitzes em vários pontos da cidade. A ação foi realizada pela Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar, Polícia Civil (PC) e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).
Na operação Lei Seca foram realizadas 1,7 mil abordagens de veículos e 1,6 mil fizeram o teste do bafômetro. Dentre estes, 179 foram autuados administrativamente, 25 foram presos em flagrante por alcoolemia e 149 tiveram suas carteiras de motorista apreendidas. Ainda na operação, 114 foram autuados por outras infrações e 43 veículos recolhidos.
Comentários