VIDA URBANA
Calendário de vacinação muda na Paraíba em 2018; veja como fica novo esquema
Secretaria de Saúde explica que alterações afetam as vacinas contra a varicela e meningocócica C.
Publicado em 04/01/2018 às 7:00 | Atualizado em 04/01/2018 às 14:54
O calendário de vacinação vai mudar na Paraíba este ano, atendendo recomendação do Programa Nacional de Imunizações. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as alterações vão afetar as vacinas contra a varicela e meningocócica C.
De acordo com a Nota Informativa de nº 135, para a vacina contra a varicela, será disponibilizada uma segunda dose para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). Até 2017, era disponibilizada apenas uma dose.
Quanto à vacina Meningocócica C, o Ministério da Saúde disponibilizará para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para este grupo, deve ser administrado um reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada. Até 2017, esta vacina era disponibilizada para adolescentes de 12 a 13 anos.
Viajantes
Contra a Febre Amarela foram ampliadas as áreas com recomendação de vacinação. No entanto, na Paraíba continua a recomendação da vacina apenas para viajantes para áreas com indicação da vacina, na faixa etária de nove meses a 59 anos de idade. As novas áreas de recomendação para vacinação podem ser consultadas pelo link: http://portalms.saude.gov.br/
Já a vacina contra o HPV, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) não prevê mudanças em relação ao público-alvo e os grupos etários para vacinação.
“Reforço a necessidade de divulgação das mudanças para todos os profissionais de saúde envolvidos nas salas de vacina, no estado da Paraíba, a fim de garantir o acesso às vacinas do calendário preconizado pelo Ministério da Saúde”, disse a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga.
Comentários