VIDA URBANA
Saúde distribui preservativos
Campanha contra a AIDS deste ano, irá distribuir cinco milhões de preservativos só na Paraíba.
Publicado em 09/02/2012 às 6:30
“Na empolgação pode rolar tudo. Só não rola sem camisinha.
Tenha sempre a sua”. Esse é o tema da campanha contra Aids 2012 lançada pelo Ministério da Saude. Como forma de prevenção serão distribuídos, só na Paraíba, cinco milhões de preservativos, já que dados da Secretaria de Saúde apontam 17 pessoas com a doença no Estado só esse ano.
Pela primeira vez a campanha também será voltada para o público gay e travesti, no período de carnaval. A idade do público-alvo são jovens entre 15 e 24 anos, já que a pesquisa apresentada em 2010 pelo Ministério da Saude mostra que jovens gays usam menos o preservativo que a população masculina geral.
Na Paraíba, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saude, em 2011 foram diagnosticados 281 casos de Aids, sendo que a maioria, 199, são do sexo masculino e 82 do sexo feminino. Também foram registrados no ano passado 110 óbitos sendo 78 do sexo masculino e 32 do feminino. Do mês de janeiro até o início de fevereiro desse ano foram confirmados 17 casos em onze municípios sendo 14 do sexo masculino e três do sexo feminino.
Para que esse número não aumente, a Secretaria de Saúde do Estado está aderindo à campanha federal contra Aids com a distribuição de cartazes informativos que serão colados em unidades de saúde e escolas. Um dos cartazes é direcionado para jovens heterossexuais, um segundo cartaz terá fotos de dois jovens gays e outro será direcionado para travestis. A campanha na Paraíba é específica para idades de 20 a 39 anos, que segundo Ivoneide Lucena, Gerente Operacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Estado, nessa faixa etária os números de pessoas com a doença vem aumentado consideravelmente. “Estamos focando nos jovens, eles são que mais fazem sexo sem preservativo e pela primeira vez estamos direcionando a campanha para gays e travestis”, afirma.
Também serão distribuídas 5 milhões de preservativos masculinos, 150 mil sachês de lubrificantes e 20 mil preservativos femininos para as 16 Gerências Regionais de saúde, que farão encaminhamento para as unidades de municipais.
As equipes de trabalhadores da saúde também farão pontos de entrega de camisinhas em cidades de todo o Estado que tem manifestação carnavalesca. Como em João Pessoa, onde, nas nove noites de blocos de carnaval, os foliões receberão preservativos e informações sobre a doença. Um dos pontos de entrega será no bairro do Tambiá, em frente ao hospital Padre Zé, no próximo sábado dia 11, para dar início à campanha.
Comentários