VIDA URBANA
Saúde é tema da Campanha da Fraternidade 2012
'Fraternidade e saúde pública' foi oficialmente lançada ontem pela Arquidiocese da Paraíb.
Publicado em 25/02/2012 às 8:00
A Campanha da Fraternidade deste ano foi oficialmente lançada ontem pela Arquidiocese da Paraíba em evento realizado no Espaço Cultural, em João Pessoa. Com o tema 'Fraternidade e saúde pública', os católicos pretendem refletir sobre os desafios da universalização da saúde pública no Brasil.
Assim como aconteceu em 2008, a Arquidiocese da Paraíba voltou a sediar a abertura oficial da Campanha da Fraternidade no Regional Nordeste 2 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as arquidioceses do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e da Paraíba.
O arcebispo da Paraíba e anfitrião da solenidade, dom Aldo Pagotto, falou sobre as ações que a Campanha da Fraternidade pretende despertar. “Falar sobre saúde pública é falar sobre a vida saudável. Nós pegamos algumas dimensões dos objetivos do milênio, a exemplo da preservação da vida e o acesso à boa nutrição e colocamos em uma cartilha de orientações para os católicos. Além disso queremos incentivar o serviço voluntário”, destacou.
O diretor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único da Saúde (SUS), Adalberto Fulgêncio, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comentou o corte nos investimentos para o setor de saúde, na ordem de R$ 5 bilhões, anunciado por Dilma Rousseff. “Apesar dos ajustes, o ministério está conseguindo avanços e hoje estamos celebrando a redução na taxa de mortalidade materna no país, através do programa Rede Cegonha”, declarou.
Comentários