icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Saúde revela aumento de 192,6% no número de casos de dengue

Na Paraíba, de três de janeiro a três de julho deste ano, foram confirmados 1.583 casos de dengue, sendo sete de febre hemorrágica da dengue (FHD).

Publicado em 08/07/2010 às 8:46

Luzia Santos
Do Jornal da Paraíba

Na Paraíba, de três de janeiro a três de julho deste ano, foram confirmados 1.583 casos de dengue, sendo sete de febre hemorrágica da dengue (FHD), além de um óbito em decorrência desse tipo da doença.

De acordo com os dados do boletim epidemiológico, divulgado na quarta-feira (7) pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, este ano houve um aumento de 192,6% dos casos de dengue no Estado em relação ao mesmo período do ano passado quando foram registrados apenas 541 ocorrências.

O boletim epidemiológico revela que 80 municípios paraibanos apresentaram casos de dengue, mas 75,81% dos registros estão concentrados em apenas dez deles. Já os casos de FHD ocorreram em Brejo dos Santos (dois), João Pessoa (dois), Paulista (um), Cabedelo (um) e São José de Espinharas (um). A primeira morte da doença no Estado, este ano, foi do estudante Emanuel Silva Heleno, de 12 anos, que morava no bairro Cristo Redentor, em João Pessoa.

Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que dois casos de dengue hemorrágica estão sendo investigados. Os exames foram encaminhados para confirmação e os resultados devem ser conhecidos até o final deste mês.

As suspeitas são da morte do estudante Abraão da Silva Victor, de 15 anos, ocorrida no Ortotrauma (em Mangabeira), no último sábado, e de uma jovem, que não teve o nome revelado. Ela tinha lúpus. “Os exames vão esclarecer se realmente era a dengue hemorrágica”, destacou a diretora da Vigilância Epidemiológica da capital, Júlia Vaz.

Na Capital

Este ano, 244 casos de dengue clássica foram registrados na capital, com uma morte. No mesmo período do ano passado foram 175 casos. “Houve um pequeno aumento, portanto reforçamos o alerta para que a população fique atenta nos cuidados básicos contra o mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti”, explicou Júlia Vaz.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp