VIDA URBANA
Saúde vai intensificar combate à dengue em pontos comerciais
Secretaria de Saúde irá monitorar pontos comerciais que apresentam maior probabilidade de acumular água parada, como borracaharias e sucatas.
Publicado em 01/08/2012 às 6:00
Com o objetivo de evitar casos de dengue, a Secretaria de Saúde de João Pessoa intensificou o monitoramento nos quase 500 pontos comerciais que apresentam condições favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Na maioria desses locais, funcionam sucatas, oficinas mecânicas, borracharias e postos de coleta de materiais recicláveis que, devido à natureza dos trabalhos que realizam, possuem objetos que acumulam água parada.
Segundo a gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Nara Arruda, esses locais foram cadastrados na Prefeitura de João Pessoa e são visitados quinzenalmente por agentes de saúde. “Nessas visitas, os agentes verificam se há água parada nas peças e objetos expostos, se há focos da dengue e ainda orientam os funcionários e usuários do local. Se houver focos do mosquito, eles realizam o tratamento. Já se não houver, os locais que acumulam água são tratados com larvicidas”, explica.
No entanto, o monitoramento é intensivo nas sucatas, oficinas e borracharias, devido à maior probabilidade de acumular água parada. “Nos domicílios, os agentes fazem as visitas a cada dois meses. Já nos estabelecimentos em que funcionam oficinas e sucatas, que são considerados pontos estratégicos por nossa equipe, as visitas ocorrem há cada 15 dias e sempre ocorre o uso de larvicidas sobre os produtos”, detalha.
Os comércios visitados ficam em todos os bairros de João Pessoa, mas se concentram principalmente nos Distritos 1 e 5, que compreendem, respectivamente, as regiões próximas a praias da cidade e os bairros do Distrito Mecânico, Mangabeira, Água Fria, Distrito Industrial e Bairro das Indústrias. Essas localidades são monitoradas regularmente por quase 250 agentes que trabalham no combate à doença.
“Fazemos os monitoramentos em igrejas, clubes e em outros tipos de estabelecimentos. No entanto, em setores ligados à alimentação, como bares e restaurantes, os trabalhos de prevenção à dengue são feitos em parceria com equipes da Vigilância Sanitária”, detalha.
Comentários