VIDA URBANA
Secretaria de Saúde confirma 11 casos da febre zika em João Pessoa
Doença é transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito que também transmite a dengue e chikungunya.
Publicado em 01/07/2015 às 16:58
Onze casos da febre Zika foram confirmados pela Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa nesta quarta-feira (1º). De acordo com a Secretaria, nenhum dos casos resultou em morte ou complicações; outras ocorrências ainda estão sendo investigadas. Em abril, o número de casos da doença assustou a população.
Seis casos foram em mulheres e cinco em homens com idades de 22 até 65 anos. Os pacientes apresentaram os principais sintomas da doença, como dores articulares e musculares, fraqueza, coceira, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Nenhum dos usuários com suspeita da doença apresentou febre.
De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, qualquer unidade de saúde pode atender casos suspeitos da doença. "Sabendo que a dengue e o Zika vírus possuem sintomas semelhantes e que ambas têm o mosquito Aedes aegypti como modo de transmissão, é necessário realizar a notificação do caso à SMS", explicou Daniel.
Zika
A febre Zika é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por manchas vermelhas no corpo, febre intermitente, dores articulares, dores musculares, fraqueza, coceira, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Apesar de não existir um tratamento específico e nem vacina, apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente no período de três até sete dias.
Comentários