VIDA URBANA
Secretaria de Saúde confirma 1º caso de gripe suína na Paraíba
Entrevista coletiva foi agendada. Secretário José Maria de França vai falar sobre medidas que serão tomadas e como população deve se comportar a partir de agora.
Publicado em 24/06/2009 às 9:41
Phelipe Caldas
O secretário de Saúde do Governo da Paraíba, José Maria de França, agendou para às 10h desta quarta-feira (24) uma entrevista coletiva de emergência para dar detalhes sobre a confirmação dos primeiros casos de influenza A (mais conhecida como gripe suína) na Paraíba. Trata-se de um caso já confirmado e um outro que deve ser confirmado nas próximas horas, de dois homens que na semana passada retornaram da Argentina e que na chegada apresentaram problemas respiratórios. Os nomes dos pacientes não foram informados, mas sabe-se que eles estão sendo mantidos em isolamento domiciliar.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, a entrevista coletiva servirá para que o secretário José Maria de França explique o que muda com a confirmação da doença na Paraíba, quais as medidas que o setor de saúde do Governo fará para conter a disseminação do vírus e como a população paraibana deve se comportar diante do problema.
O Governo tinha notificado o Ministério da Saúde sobre os dois novos casos suspeitos da doença no dia 22 deste mês e a confirmação oficial de que eles eram positivos só aconteceram na manhã desta quarta, após exames que foram realizados no Instituto Evandro Chagas, em Belém-PA.
O primeiro caso é de um técnico em comunicação, de 27 anos, morador de Cabedelo, que chegou da Argentina no dia 18 e foi atendido no dia seguinte no Hospital Universitário Lauro Wanderley, apresentando tosse, calafrio, febre, dor na garganta e na cabeça.
O segundo paciente é um administrador de empresas de 32 anos, que mora em João Pessoa. Ele chegou da Argentina no dia 17, começou a sentir os sintomas no dia seguinte e foi atendido no HU no dia 20, com sintomas semelhantes aos do primeiro.
Comentários