VIDA URBANA
Secretaria de Saúde conscientiza população contra o tabagismo
Panfletagem na praia de Tambaú lembra o Dia Estadual de Controle do Tabagismo. De acordo com a SES, Paraíba tem 750 mil fumantes.
Publicado em 15/03/2009 às 10:04
Da Redação
Com informações da Secom-PB
Neste domingo (15), o Governo do Estado põe em prática uma programação especial para lembrar o Dia Estadual de Controle do Tabagismo. Na Capital, as atividades acontecem até as 12h no Busto de Tamandaré, em Tambaú.
Segundo Lourdes de Fátima Sousa, da Secretaria de Saúde, a ação de panfletagem serve para conscientizar a população com relação aos males do cigarro.
De acordo com dados do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, a Paraíba possui 750 mil fumantes, mas, as campanhas têm conscientizado boa parte da população e o percentual de fumantes apresenta redução. O Estado é pioneiro em ações antitabagismo.
Segundo Lourdes de Fátima Sousa, o índice de fumantes na Paraíba há alguns anos era de 30% e hoje reduziu-se para 19% graças às campanhas de conscientização que estão sendo realizadas no dia-a-dia.
Ela explicou que a campanha dos ambientes livres de cigarro, iniciada em 2006, tem surtido efeito positivo, pois a grande maioria dos estabelecimentos está respeitando a Lei Federal 9.294/96, que proíbe o fumo em ambientes fechados.
Em 2008 foram registrados 196 casos de câncer de pulmão, 37 de boca, 49 de laringe, 48 de faringe e 205 de casos de câncer de estômago. Segundo Lourdes de Fátima Sousa, o fumante cria rotinas para fumar, faz associações com determinadas atividades e hábitos, tais como: Dirigir e fumar, falar ao telefone e fumar, ir ao banheiro e fumar, tomar cafezinho e fumar e fumar antes de dormir.
Em quase todas essas situações, o fumante acende o cigarro automaticamente, sem perceber, sendo comum acender um cigarro e não se dar conta de que já tinha outro aceso. O fumante faz do cigarro o seu “ amigão” e o usa para alívio da tensões, para segurar determinadas emoções, como muleta, bengala. Enfim, usa o cigarro para todas as situações de prazer e desprazer que possa sentir.
O organismo da pessoa que fuma fica acostumado a receber diariamente uma quantidade de nicotina. Quando ela deixa de fumar, o organismo sente a ausência dessa substância. É comum que o fumante sinta a irritabilidade, tristeza, dor de cabeça, ansiedade, tonteira, alteração no sono, alteração no funcionamento intestinal e inquietação.
Comentários