VIDA URBANA
Secretaria de Saúde do Estado investiga casos de doença com manchas vermelhas
Casos atípicos não apresentam sintomatologia clássica para dengue; apesar disso, pacientes apresentaram resultados positivos para a doença.
Publicado em 28/04/2015 às 13:54
A Secretaria de Saúde do Estado (SES) declarou nesta terça-feira (28) que irá investigar casos atípicos de uma doença que se apresenta principalmente sob a forma de manchas avermelhadas e que vem sendo registrada desde março na Paraíba. Técnicos do Ministério da Saúde foram enviados ao Estado para orientar e executar ações de diagnóstico e tratamento.
Os sintomas atípicos incluem exantema (manchas avermelhadas na pele com coceira) acompanhado ou não de febre (até 37,7ºC). Entretanto, de acordo com a SES, as amostras coletadas de pacientes que apresentaram os sintomas deram positivas apenas para dengue - e, por isso, pacientes com tal quadro devem ser notificados como casos suspeitos de dengue.
O Ministério da Saúde informou que os casos atípicos devem ser testados primeiro para dengue; caso os resultados sejam negativos, serão avaliados outros diagnósticos. A população pode esclarecer dúvidas através dos contatos da Vigilância Epidemiológica Estadual: 0800-281-0023 ou 8828-2522.
Comentários