icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Secretaria de Saúde tem ações que previnem avanço da obesidade

Entre as iniciativas adotadas pela SMS está a criação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

Publicado em 17/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 15/02/2024 às 12:28

Incentivo à alimentação saudável na escola, à realização de atividades físicas além de projetos de centros de acompanhamento nutricional. Essas são algumas das ações existentes na Secretaria de Saúde de João Pessoa para garantir o combate à obesidade e o estímulo a uma vida saudável dos pessoenses. De acordo com a Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico 2014 (Vigitel), 51% dos pessoenses maiores de 18 anos possuem sobrepeso e 17% estão obesos.

De acordo com o coordenador de Saúde da Criança e da Alimentação Nutricional da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Edgar Tito, diversas ações são executadas em parceria com diversos órgãos para continuar o combate ao avanço do sobrepeso e da obesidade. Entre as iniciativas adotadas, está a criação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. “Por meio dele identificamos alterações no estado nutricional e fortalecemos a prevenção não somente da obesidade, mas das doenças crônicas não transmissíveis associadas ao consumo de alimentos inadequados para a saúde”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda dispõe do programa Saúde na Escola, que, além de realizar o acompanhamento dos alunos, ainda monitora a merenda escolar, que prioriza o fornecimento de alimentos equilibrados para os alunos. Ainda existe o projeto 'João Pessoa Vida Saudável', que estimula a prática de atividades físicas por meio de aulas em seis praças da capital. “Em cada uma delas há uma equipe formada por dois profissionais de educação física e estagiários dos cursos de Educação Física da UFPB e Unipê, que cuidam do monitoramento e orientação das atividades”, acrescentou.

O coordenador de Saúde da Criança e da Alimentação Nutricional da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Edgar Tito, ainda destacou a proposta do Projeto de Lei que estabelece definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Simsan).

Ele tem o propósito primordial de garantir o exercício do Direito Humano à Alimentação Adequada. “Ainda temos a proposta da Cantina Saudável, que visa à promoção da alimentação saudável no âmbito das escolas de educação infantil e de ensino fundamental e médio das redes públicas e privada do município de João Pessoa”, finalizou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp