VIDA URBANA
Secretaria descarta transferências
Secretário da Administração penitenciária afirmou que não há necessidade de transferir detentois para unidades federais.
Publicado em 15/02/2013 às 6:00
Apesar das investigações da Polícia Civil mostrarem que o tráfico de drogas no bairro São José era comandado por apenados do sistema prisional paraibano, o secretário Walber Virgulino descartou a transferência dos acusados para presídios federais, alegando que o sistema penitenciário da Paraíba dispõe de condições suficientes para abrigá-los em segurança.
“O sistema prisional da Paraíba é forte e pode segurar os presos aqui e punir de forma efetiva. Minha intenção é criar um regime disciplinar diferenciado dentro do PB1 para jamais presos da Paraíba serem transferidos para outros locais. Temos condições de custodiar estes presos e fazer com que eles cumpram as penas deles da melhor forma possível”, garantiu Walber Virgulino. Ainda de acordo com o secretário, os detentos do PB1 tinham celulares com o consentimento do sistema prisional. “Se eles tinham celulares dentro da cela foi porque nós permitimos em virtude das investigações”, afirmou.
Materiais como marreta, utilizada para quebrar paredes e pé de cabra foram encontrados na varredura no presídio do Róger. Porém, o caso mais alarmante foi a apreensão de duas armas de fogo que seriam dos apenados. “Temos duas armas apreendidas no Róger, acho que em nenhum sistema prisional do país já aconteceu isso”, disse Wallber.
Comentários