VIDA URBANA
Secretária explica destino de verba
Secretária diz que repasse do Ministério da Saúde pode ser usado para outros fins, e que estuda forma de pagamento da insalubridade.
Publicado em 15/05/2012 às 6:30
A secretária de Saúde de Bayeux, Suzana Ribeiro, explicou que os agentes comunitários exigem que o reajuste salarial seja feito às custas de um repasse financeiro feito pelo Ministério da Saúde. A verba foi encaminhada em março deste ano, através da Portaria Nº 459. No entanto, segundo a gestora, o documento não obriga que o dinheiro seja usado exclusivamente com o salário dos agentes.
“O repasse é para ser usado na melhoria da atenção básica de saúde e apenas sugere que seja empregado nos salários dos servidores, mas não obriga. O município pode usar esse dinheiro na compra de equipamentos e na ampliação dos serviços, ou seja, o gestor fica à vontade para gerenciar esse recurso”, detalhou.
“No entanto, os agentes querem que o recurso seja usado totalmente no reajuste salarial e que as demais despesas, com a compra de material de expediente, de uniformes e de equipamentos, sejam pagas pelo município”, acrescentou.
Suzana ainda afirmou que a Secretaria de Saúde disponibiliza protetor solar aos agentes comunitários e que já vem estudando a possibilidade de pagar um valor adicional por insalubridade.
“Além dos agentes comunitários, outras categorias estão reivindicando o pagamento da insalubridade e estamos estudando o assunto para contemplar todas. Já tivemos diversas reuniões com os representantes dos agentes, estamos abertos ao diálogo e esperamos que essa situação possa ser resolvida, sem que ocorra a greve, para não prejudicar a população”, declarou.
Comentários