VIDA URBANA
Secretaria implanta programa de coleta de lixo eletrônico
Esse tipo de material abrange computadores, desktop, laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.
Publicado em 03/03/2015 às 10:31 | Atualizado em 20/02/2024 às 17:55
Será lançado na segunda quinzena do mês de março, em Campina Grande, o Projeto de Coleta de Lixo Eletrônico da linha verde. Esse tipo de material abrange computadores, desktop, laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares. A ideia central da iniciativa é instalar pontos de coleta pela cidade e contratar uma empresa especializada para recolher e dar o destino adequado para os materiais descartados pela população. Em seguida, será feito um procedimento de triagem, para que os produtos reaproveitáveis possam ser recuperados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do município e sejam doados para Sociedades de Amigos de Bairros (SABs), clubes de mães e algumas instituições de caridade da cidade.
O secretário de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, Hércules Lafite, revelou que uma equipe estará durante o mês de março trabalhando apenas com o objetivo de implementar o projeto de coleta de lixo eletrônico. A previsão era de que nos primeiros dias desse mês, as ações começassem a ser colocadas em prática, mas alguns ajustes estão sendo feitos, sobretudo com relação à escolha da empresa que fará o recolhimento do material, bem como a definição de quais pontos de coleta serão designados.
“De início, trabalharemos com a linha verde mas na sequência, outros materiais como micro-ondas e liquidificadores também deverão ser introduzidos na relação. Provavelmente após o dia 15 desse mês, fecharemos todos os detalhes a fim de que o projeto possa ser iniciado. O ponto de coleta confirmado que nós temos até agora é o situado na Secretaria de Ciência e Tecnologia, que funciona no antigo Museu Vivo da Ciência e está localizado ao lado do Parque do Açude Novo”, esclareceu Hércules Lafite.
Serão designados para integrar a equipe no projeto, funcionários da secretaria de Ciência e Tecnologia e coordenadores pedagógicos, que farão um trabalho de conscientização nas escolas da rede municipal. Uma empresa de João Pessoa disponibilizará um caminhão para recolher os resíduos e levá-los para o setor de triagem. Dentre os materiais que mais deverão ser recolhidos, as baterias de telefone celular, estão entre os objetos que ainda não possuem destino adequado em Campina Grande.
Comentários