VIDA URBANA
Novo espaço dos felinos da Bica deve ser aberto ao público em setembro
Plano de consciência ambiental e proteção à fauna e flora foi apresentado.
Publicado em 24/08/2020 às 11:11 | Atualizado em 25/08/2020 às 7:22
A segunda etapa da requalificação do Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, foi entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo e equipe na manhã desta segunda-feira (24), como parte das comemorações pelos 435 anos da capital. Apesar da entrega, o local só deverá estar aberto à visitação pública, em setembro, quando for inserido no plano de flexibilização da prefeitura. Além da reforma do espaço para felinos, o recinto dos mamíferos e a reforma do serpentário também foram entregues.
No local dos felinos estão abrigados uma leoa, um casal de sussuaranas e uma onça pintada. Lá as pessoas poderão observar os animais separados por vidros blindados, que oferecem a segurança, mas permitem uma melhor visualização das espécies.
Na ocasião, também foi apresentado o “Plano de Uso do Parque Zoobotânico Arruda Câmara”, elaborado pelos técnicos da Semam e servidores da Bica. O Plano, um documento com 230 páginas, tem o objetivo de apresentar as diretrizes de uso, atividades e procedimentos a serem adotados tanto por visitantes, quanto pela equipe técnica e administrativa.
Dividido em três partes, o Plano é um amplo estudo de contextualização histórica e arquitetônica, diagnóstico ambiental e diretrizes de uso com procedimentos de visitação, que assegurem o respeito às espécies que habitam no Parque da Bica, bem como conscientização ambiental e noções de sustentabilidade.
Segundo Cartaxo, a experiência de visitação ao Parque da Bica ficará ainda mais divertida e interessante. “Estamos tendo a oportunidade de entregar mais uma etapa de obras no Parque da Bica, oferecendo mais bem-estar para os animais e claro, para as pessoas que vem visitar, com mais segurança e mais espaços de preservação do nosso meio ambiente”, afirmou.
Protocolos
Durante este período de atividades suspensas no Parque da Bica, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estão preparando, junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o protocolo sanitário que seguirá todas as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). E quando o Plano Estratégico de Flexibilização autorizar a volta às atividades, os visitantes poderão conhecer o novo recinto dos grandes felinos, um dos mais modernos do País.
Inaugurado em dezembro de 1922, a Bica vem passando pela maior requalificação de sua história. O Parque tem tradição em abrigar e recuperar os bichinhos vítimas de maus tratos e vítimas do tráfico de animais. As equipes recuperam e, quando têm condições, os animais são devolvidos à natureza. Nenhum animal abrigado na Bica tem condições de retornar à natureza.
Primeira etapa
A primeira etapa foi entregue no ano passado pela prefeitura, no dia 5 de agosto, aniversário de João Pessoa, também como parte das comemorações pelo aniversário da cidade. Além da entrada ao parque, também foram construídas uma nova bilheteria, próximo à área de estacionamento.
O Canteiro das Palmeiras, um dos principais pontos de encontro dos visitantes, também passou por transformações, valorizando ainda mais as palmeiras imperiais que enfeitam o espaço. Foi alterado o traçado urbanístico da região, preservando o paisagismo e potencializando a sociabilidade, agora com bancos e lanchonetes padronizadas em uma praça de alimentação instalada próximo à entrada da Bica.
Comentários