VIDA URBANA
Segurança da romaria terá 900 homens
Policiamento ostensivo será empregado ao longo dos 14 quilômetros de percurso; plano de segurança foi apresentado nesta sexta (22).
Publicado em 23/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:13
A segurança dos fiéis que vão participar da 250ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, que acontece a partir das 22h de hoje, será feita por 900 policias militares, civis e agentes do Corpo de Bombeiros e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O efetivo vai contar ainda com 98 viaturas.
O plano de segurança foi apresentado no final da manhã de ontem, durante entrevista coletiva na sede da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, em Mangabeira.
De acordo com o secretário Cláudio Lima, o crescente número de participantes na romaria este ano foi o impulso para o aumento no efetivo de segurança, mas que a expectativa é que a caminhada ocorra de forma tranquila. “Estamos prontos para garantir a segurança das 400 mil pessoas esperadas para o maior evento católico da Paraíba com a certeza de que para isso contamos com paz presente no coração daqueles que sairão de suas casas para viver este momento de fé”, disse.
O policiamento ostensivo será empregado ao longo dos 14 quilômetros (km) de percurso, com 60 policiais do departamento de inteligência da Polícia Civil atuando misturados aos fiéis. Segundo o gerente executivo da Polícia Civil Metropolitana, Wagner Dorta, todas as delegacias especializadas da capital estarão abertas e seus agentes concentrados na segurança do evento, a partir das 18h.
Conforme o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Jefferson Pereira, o esquema de policiamento foi elaborado pensando em garantir a segurança durante todo o trajeto nas principais vias, com policiais militares inclusive atuando na central de monitoramento da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), com acesso a 26 câmeras dispostas no trajeto.
“Toda a ação será realizada sem a necessidade de deslocamento dos policiais que atuam nos bairros, ou seja, a população pode ficar tranquila que os bairros não ficarão “descobertos” em decorrência do evento. Além disso, manteremos a cavalaria e policiais dispostos em 30 motos para a realização de rondas nas vias circunvizinhas ao trajeto principal, de modo que possamos inibir de forma efetiva qualquer ação criminosa que esteja sendo planejada”, ressaltou o coronel Jefferson Pereira.
Também receberá atenção especial o trecho que compreende a mata do Buraquinho e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma vez que elas não possuem vias alternativas de circulação. Neste espaço, algumas medidas de segurança serão tomadas, como a interdição da passarela que passa sobre a Avenida Pedro II, por policiais militares para evitar sobrepeso na estrutura.
LEI SECA
Para garantir a tranquilidade dos romeiros na volta para casa, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Carvalho informou que 80 agentes irão estar presentes dando andamento à Operação Lei Seca, já a partir das 15h30 de amanhã. “Iremos intensificar as ações de educação e fiscalização com o uso de etilômetros", alertou. (Mais em caderno especial nesta edição)
BOMBEIROS VÃO INSTALAR TENDAS
Três tendas serão montadas pelo Corpo de Bombeiros na Praia da Penha para distribuição de pulseirinhas às crianças na manhã de domingo, e outra tenda será instalada na orla para acomodar guarda-vidas. De acordo com o comandante da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, 75 bombeiros militares e 18 viaturas de combate a incêndio, busca e salvamento, resgate, moto resgate e bote inflável de salvamento serão utilizados na Romaria da Penha este ano.
“A nossa preocupação não se concentra apenas no trajeto, mas principalmente na Praia da Penha, onde muitas pessoas aproveitam o final do evento, para desfrutar do mar e até mesmo com a ingestão de bebidas alcoólicas. Por isso estaremos a postos, como fizemos em 2012, quando realizamos atendimentos de prestação de socorro a 30 pessoas e dois resgates com vida do alto-mar”, revelou o comandante do Corpo de Bombeiros.
Comentários