VIDA URBANA
Segurança das prévias carnavalescas vai contar com mais de 2 mil policiais
Objetivo é prevenir ocorrências de crimes no percurso dos blocos e nos locais de concentração.
Publicado em 04/02/2015 às 20:25
O plano de segurança para as prévias carnavalescas de João Pessoa vai contar com pelo menos 1.700 policiais militares, 660 policiais civis e 471 bombeiros militares. O planejamento foi divulgado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Segurança e a operação começa na quinta-feira (5).O objetivo é prevenir ocorrências de crimes no percurso dos blocos e nos locais de concentração.
A Polícia Militar vai atuar com policiamento a pé, a cavalo, com moto, viaturas e também com uso de segways (diciclo). Os blocos que terão maior reforço serão as Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar, com 600 e 700 policiais, respectivamente. Outros blocos de grande e médio porte terão presença diferenciada de policiais, a exemplo do Picolé de Manga, com 600 policiais; Bloco dos Atletas e Banho de Cheiro, que terão um efetivo de 200 policiais; e Cafuçu, com 150.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que a PM vai monitorar toda área da Avenida Epitácio Pessoa. “Para isso, dispomos de um micro-ônibus com 16 câmeras. O equipamento vai ser instalado nesta quinta-feira, no cruzamento com a Avenida Professora Maria Sales, e contará com policiais para acompanhar a movimentação de pessoas, por meio de dois televisores, avisando sobre incidentes, via rádio”, explicou, acrescentando que a instituição estará presente em pelo menos 200 eventos, apenas em João Pessoa.
O coronel Lívio Delgado, comandante do Policiamento Metropolitano e gestor da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), destacou que os dirigentes dos blocos devem fazer o pedido de policiamento até 72 horas antes do evento, apresentando em anexo as licenças (ambientais e do Corpo de Bombeiros), autorizando a realização da festa, descrevendo estimativa de público, horário e percurso, entre outros aspectos.
Bombeiros e Civil
Os 471 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros serão divididos em equipes com apoio de 17 viaturas nas diversas modalidades: combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento em locais de difícil acesso. Dentro da ação, também será disponibilizada uma embarcação para a prevenção aquática durante a passagem de blocos pela orla.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o esquema montado pela corporação também incluirá a montagem de postos de apoio para a tropa e atendimento à população em pontos estratégicos nos corredores da folia. “O número de postos pode chegar até 15, por noite, dependendo da expectativa de público de cada bloco. O mesmo se aplica ao efetivo, que será distribuído levando em conta o tamanho do evento.Para as ‘Muriçocas do Miramar’, por exemplo, serão escalados 105 bombeiros e 17 viaturas”, frisou.
A Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 660 policiais para as prévias de João Pessoa, com apoio de 220 viaturas, compreendidas entre carros e motos. Além disso, uma delegacia móvel será instalada em um ponto estratégico da Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar. A estrutura irá atender a população para registro de boletins de ocorrência.
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social também vai reforçar para os foliões canais de atendimento. O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes. A ligação é gratuita e sigilosa.O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por meio do 190, também fica disponível o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte, e em todo Estado.
Comentários