VIDA URBANA
Segurança do 'Muriçocas' terá 600 policiais
Previsão é que 400 mil foliões participem dos festejos; todas as modalidades de policiamento serão empregadas durante o desfile.
Publicado em 25/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:33
Cerca de 600 policiais militares serão mobilizados para garantir a segurança durante o desfile das “Muriçocas do Miramar”, considerado o maior bloco do arrasto da Paraíba. A previsão é que 400 mil foliões participem dos festejos. A concentração será às 21h de amanhã. Serão 4 horas de apresentações, em um percurso de 5 quilômetros, que começará na Rua Tito Silva, em Miramar, e se estenderá até a praia de Cabo Branco. Oito trios elétricos serão usados.
Segundo o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, tenente-coronel Adielson Pereira, todas as modalidades de policiamento serão empregadas nos trabalhos. Além de policiais a pé, o monitoramento será feito por homens da Rotam (Rondas Ostensivas de Motopatrulhamento), do Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Cavalaria, do Batalhão de Policiamento de Trânsito, da radiopatrulha e da ciclopatrulha.
“Serão 20 viaturas, cada uma com dois policiais a bordo, que farão rondas pelas ruas do entorno da festa. Vale salientar que o efetivo que opera nos bairros não será reduzido. A segurança das outras áreas da cidade continuará normal, sem diminuição de policiais”, disse coronel Adielson.
Além das equipes fardadas, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar também será utilizado. Policiais à paisana se infiltrarão no meio da multidão para acompanhar o desfile. O objetivo é identificar traficantes, portadores de armas e os chamados ‘lanceiros’, criminosos que aproveitam a animação dos foliões para cometer furtos. Mesmo com esse esquema de segurança, o oficial destaca que os foliões devem adotar alguns cuidados.
“As pessoas devem evitar portar objetos de grande valor e dar preferência apenas a um documento de identificação com uma pequena quantia em dinheiro. Se possível, deixar o veículo particular em casa e ir para a festa de ônibus ou táxi”, declarou.
Outra recomendação é com relação ao uso de bebida alcoólica. Quem pretende beber, deve optar por voltar para casa de ônibus ou de táxi. “É mais seguro”, garante o oficial. “Agentes de trânsito estarão nas ruas e irão deter quem for pego dirigindo embriagado. A polícia está na rua, mas cada um deve fazer sua parte para prevenir os crimes”, observa o comandante.
Além dos policiais, 120 seguranças particulares contratados pela coordenação do bloco trabalharão durante o desfile. O Corpo de Bombeiros também vai intensificar os trabalhos durante o desfile. “Cerca de 150 militares ficarão de prontidão no local da festa, com viaturas, ambulâncias, veículos de combate a incêndio e equipamentos. Ainda teremos um reforço à beira-mar, com o trabalho de guarda-vidas e bombeiros sobre lanchas que farão rondas no mar”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Jair de Barros.
“A nossa recomendação é que as pessoas se dirijam à festa com o intuito apenas de brincar. Quem beber não deve entrar no mar, mesmo que saiba nadar. O risco de afogamento é muito alto após a ingestão de bebida alcoólica”, alertou Jair.
REPARTIÇÕES MUDAM HORÁRIO DE EXPEDIENTE
Na quinta-feira, as repartições públicas estaduais e do município de João Pessoa deverão abrir somente após o meio-dia. Conforme portarias publicadas, o expediente das repartições será facultativo até as 12h, devido ao bloco 'Muriçocas do Miramar', que acontece amanhã à noite. Além disto, nos dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira de Carnaval, o expediente será facultativo e no dia 5, Quarta-feira de Cinzas, as repartições só iniciarão suas atividades a partir do meio-dia.
A exceção para o período são os serviços essenciais, que terão funcionamento normal, a exemplo dos hospitais e delegacias de polícia.
As instituições bancárias da Paraíba também terão seu funcionamento alterado devido ao feriado de Carnaval. Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, os bancos fecharão apenas na segunda e terça-feira de Carnaval, dias 3 e 4, e na Quarta-Feira de Cinzas, dia 5, os bancos só abrem a partir do meio-dia. (Nathielle Ferreira)
Comentários