VIDA URBANA
Segurança no 2º turno mobiliza 2.887 policiais
Operação 'Voto Seguro II' foi lançada nesta sexta-feira (26); segurança será reforçada em Campina Grande e João Pessoa.
Publicado em 27/10/2012 às 6:00
As eleições do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande contarão com 2.887 policiais, sendo 2.500 militares, 240 civis e 147 bombeiros, que vão reforçar o policiamento ostensivo nas duas cidades amanhã como parte da operação 'Voto Seguro II'. Trabalho foi iniciado na manhã de ontem e 50 policiais militares embarcaram para reforçar a segurança em Campina Grande. Outras tropas saíram à tarde de João Pessoa, Guarabira e Patos.
A segurança das urnas eletrônicas nos 311 locais de votação nas duas cidades será com a Polícia Militar (PM), sendo no mínimo dois homens em cada um dos locais. Em João Pessoa, a segurança será feita por 1.450 policiais militares, sendo 370 de reforço e os demais do policiamento ordinário.
Para auxiliar a segurança em qualquer um dos locais de votação, caso seja solicitado, cerca de 100 militares estarão de prontidão no Centro de Educação (CE), em Mangabeira. Esse efetivo também será mobilizado para ajudar no policiamento durante a festa da vitória. Já em Campina Grande, o policiamento contará com 950 oficiais e praças, sendo 230 extras.
O comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que a estratégia utilizada no 1º turno será repetida no segundo.
“Estamos dentro do planejamento do primeiro turno, repetindo o que deu certo, pois desejamos alcançar os mesmos resultados obtidos nas eleições do primeiro turno que teve um balanço positivo”, declarou. Ele acrescentou que os bairros que registraram alguma ocorrência eleitoral no primeiro turno vão ganhar atenção reforçada.
Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Jair Carneiro, na capital serão disponibilizados ao todo 97 bombeiros, sendo 16 de equipes extras de combate a incêndio e resgate, onde uma ficará nas proximidades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e duas equipes de resgate, inclusive salvamento aquático, com duplas distribuídas dentro da multidão durante as comemorações na orla de João Pessoa. Em Campina, 50 bombeiros militares estarão disponíveis, sendo 40 do serviço ordinário e 10 da equipe extra, que irão atuar principalmente nas comemorações.
De acordo com o delegado Esaias Roberto, 170 policiais civis estarão em serviço nas 14 delegacias de João Pessoa, sendo 9 distritais e 5 especializadas, que ficarão abertas em regimes de plantão para atendimento ao público para os crimes comuns. Em Campina, o plantão será realizado na Central de Polícia.
Comentários