icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Segurança para alunos

Sistema de monitoramento por câmera será usado pela Prefeitura de João Pessoa em escolas e Creis do município.

Publicado em 02/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:20

Todas as 170 unidades de ensino da rede municipal de João Pessoa contarão com um sistema de monitoramento por câmeras, que visa melhorar a segurança de alunos, professores e comunidade escolar, além de prevenir danos na estrutura física das escolas, como depredação e pichação.

Na manhã de ontem, uma solenidade na Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato, no bairro Colinas do Sul, marcou a entrega simbólica do sistema, que deve ser concluído em sua totalidade nos próximos 2 meses. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), cerca de 20 unidades já estão com o processo de instalação concluído. A iniciativa faz parte do programa 'Escola Segura'.

Do total de unidades educacionais que serão beneficiadas com o monitoramento, 95 são escolas e 75 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis). A solenidade de entrega do sistema de monitoramento foi realizada pelo prefeito Luciano Cartaxo, que ressaltou o investimento de R$ 2,5 milhões de recursos próprios na compra de 2.720 câmeras e instalação dos equipamentos.

Conforme explicou o titular da SME, Luiz de Sousa Júnior, a medida foi adotada como forma de prevenção, uma vez que “não há estatística de violência das escolas da rede municipal”, bem como após a observação de comportamento em algumas escolas que já possuíam câmeras de segurança, embora fosse com sistema de monitoramento próprio. “Nessas unidades, percebemos que a instalação de câmeras ajudaram a prevenir a depredação, pichação e o vandalismo. E caso aconteça, é possível identificar o autor e adotar as medidas necessárias.

Essa é muito mais uma ação pedagógica, de disciplinamento, do que meramente tecnológica”, disse.

“Acreditamos que crianças, adolescentes e jovens que estão sendo monitorados, irão reagir de maneira mais altruísta e disciplinada. É importante que a escola também discuta com os alunos e familiares possíveis problemas que possam acontecer.

O monitoramento é um apoio para uma escola segura, quem faz somos nós e não a tecnologia”, completou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp