VIDA URBANA
Seis graduações têm nota 5 no Enade
Publicado em 22/12/2015 às 7:25
Assim como no indicador de qualidade total dos cursos superiores (o CPC), alguns cursos ofertados por Instituições de Ensino Superior da Paraíba obtiveram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Enquanto em 2013 três cursos tinham obtido a média, no ano passado esse número dobrou, com seis cursos chegando ao patamar de excelência.
Além desses cursos, considerados com níveis de excelência, 31 outros alcançaram a média 4, o que os caracteriza como de qualidade boa. Outros 59 cursos ficaram na berlinda, com um índice 3, considerado satisfatório. Ainda 30 cursos alcançaram apenas a média 2 e um, o curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal de Campina Grande, teve média 1.
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade. Ele é divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade. O seu cálculo, no entanto, não é necessariamente realizado por curso, mas por Unidade de Observação.
MUDANÇAS
Durante o anúncio dos resultados das Instituições de Ensino Superior, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o Enade deverá passar por mudanças em 2016 para aprimorar a avaliação das instituições de ensino superior. Pela proposta, o Enade passaria a ser um dos critérios para acesso à pós-graduação e entraria no histórico escolar do estudante. Outra iniciativa é o Enade digital, que tem o objetivo de tornar o exame anual para todos os concluintes. Todas as propostas deverão ser discutidas em audiências públicas.
Comentários