icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Sem energia elétrica

Veículo colidiu com poste em Jaguaribe deixando bairro sem energia; urnas funcionaram com bateria, mas eleições não foram prejudicadas.

Publicado em 29/10/2012 às 6:00

Ainda pela manhã, durante 30 minutos, as 22 urnas instaladas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), na capital, foram alimentadas por baterias existentes no interior dos equipamentos. O motivo foi a falta de energia elétrica. Segundo o chefe do cartório da 64ª Zona Eleitoral, Flávio Souto, a interrupção no fornecimento de energia foi provocada por um acidente. “Um carro colidiu com um poste, mas as equipes da Energisa (concessionária de eletrificação da Paraíba) agiram rápido. Não houve prejuízo para a votação”, contou. Com a normalização do serviço, em quatro urnas as baterias internas tiveram que ser substituídas.

Por volta das 10h de ontem, a votação foi interrompida na seção 085, instalada no IFPB. O problema ocorreu porque um eleitor compareceu ao local para votar, mas os mesários descobriram que já constava o voto dele no sistema do TRE. Servidores da Justiça Eleitoral, incluindo uma juíza, foram chamados ao local para verificar o que estava ocorrendo. O eleitor disse que enfrentou transtorno parecido no primeiro turno.

“Quando cheguei aqui para votar, no primeiro turno, os mesários não tinham o canhoto, para comprovar a minha votação. Agora, está constando aí que eu já votei, mas eu não votei ainda. Quero que eles resolvam esse problema, porque tenho meus direitos”, disse o jardineiro, que se identificou apenas como João Joaquim.

A falta de sinal sonoro em uma das urnas também foi motivo de reclamação no IFPB. A dona de casa Priscilene Mendes de Souza, 19 anos, é portadora de deficiência visual. Ela procurou os servidores do TRE para reclamar da seção 084.

Segundo o chefe do cartório da 64ª Zona Eleitoral, Flávio Souto, um servidor da Justiça Eleitoral foi ao local e constatou que a urna estava emitindo o som. Ele explicou que deve ter ocorrido algum outro barulho externo, que impediu a eleitora de ouvir o sinal sonoro do aparelho de votação. Já com relação ao problema envolvendo o jardineiro, Flávio disse que a principal suspeita é que o mesário tenha feito o registro errado, influenciado por nomes de eleitores iguais. A ocorrência foi registrada em ata e o eleitor que se sentiu prejudicado foi orientado a procurar o Cartório Eleitoral, a partir de hoje, para formalizar a reclamação.

Além dos votos, as seções também receberam as justificativas do eleitor que estava fora do domicílio eleitoral e não pôde votar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp