icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Semáforos das principais vias da Capital são reprogramados

Serão priorizados os corredores da Epitácio Pessoa, Beira Rio, Rui Carneiro, Vasco da Gama, Tancredo Neves, Cruz das Armas e principal dos Bancários.

Publicado em 21/02/2011 às 15:53

Da Redação
Com Secom-JP


Os tempos dos semáforos dos principais corredores de João Pessoa estão passando por uma revisão para os ajustes necessários. A diretoria de trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) solicitou à Serttel, empresa responsável pelos equipamentos que controlam todo o sistema semafórico, que faça o levantamento dos tempos de verde, amarelo e vermelho dos sinais de trânsito instalados nos cruzamentos, com prioridade para os corredores Epitácio Pessoa, Beira Rio, Rui Carneiro, Vasco da Gama, Tancredo Neves, Cruz das Armas e principal dos Bancários.

O trabalho tem por objetivo permitir que os semáforos continuem atendendo aos planos definidos pelos técnicos de engenharia de tráfego da assessoria de planejamento do órgão e da Serttel. Essa avaliação é feita constantemente pela STTrans, mas em função do “apagão” ocorrido no início do mês e das frequentes interrupções no fornecimento de energia, alguns controladores dos semáforos foram desprogramados, o que prejudica o tráfego, podendo gerar filas e lentidões do trânsito nos horários de pico, principalmente agora com a volta às aulas.

Os principais corredores da Capital possuem programação semafórica de acordo com o horário. Cada intervalo do dia tem volumes de tráfego diferentes e exigem tempos de verde e vermelho que atendam às necessidades do trânsito nos cruzamentos a fim de evitar transtornos. A Avenida Epitácio Pessoa tem quatro programações diferentes (6h às 11h; 11h às 13h; 13h às 16h e 16h às 20h). No horário das 16h às 20h, por exemplo, são 36 segundos de vermelho e 64 de verde, o que atende à necessidade do tráfego na via.

A superintendente da STTrans, Laura Farias, disse que esses constantes ajustes nos tempos dos semáforos também são necessários para que as “ondas verdes” (a 50km/h permite percorrer toda a via com os sinais no verde) implantadas nos grandes corredores da cidade, como na Epitácio Pessoa, não sejam prejudicadas e percam a sua funcionalidade. O gerente da Divisão de Sistema Viário, Sanderson Cesário, falou que além do caráter corretivo, a revisão também objetiva alterar a programação dos semáforos em pontos que sofreram aumento no volume de tráfego, exigindo mais tempo de “verde” para não gerar lentidão no trânsito.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp