VIDA URBANA
Semana da Pátria é oficialmente aberta na Paraíba
Autoridades civis e militares participaram do hasteamento do pavilhão nacional e cântico do hino, dando início oficialmente às comemorações.
Publicado em 02/09/2014 às 6:00
A Semana da Pátria na Paraíba foi aberta ontem, durante solenidade realizada no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa. Autoridades civis e militares participaram do hasteamento do pavilhão nacional e cântico do hino, dando início oficialmente às comemorações da Independência do Brasil. Em Campina Grande, a solenidade foi na Praça da Bandeira, e contou com o hasteamento das bandeiras e o lançamento das ações cívicas que serão realizadas nas escolas de Ensino Fundamental do município.
Para a secretária de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, a realização dessas atividades nas escolas faz parte do calendário anual de ensino, que será coroado com a participação de grande parte dos alunos do desfile cívico de 7 de Setembro. De acordo com ela, as comemorações da Semana da Pátria são importantes porque reforçam o trabalho pedagógico dos professores e contribui para que os alunos cresçam criando uma identidade nacional que contribua para o fortalecimento da cidadania”, disse Iolanda.
Como não poderia ser diferente, esse ano o tema do desfile cívico será os 150 anos de emancipação de Campina Grande. O sesquicentenário do município será retratado entre as 12 escolas municipais, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ex-combatentes, bandas marciais, grupos de escoteiros, escolas privadas e estaduais, que devem atrair mais de quatro mil pessoas para a Avenida Floriano Peixoto, local onde o desfile será realizado. De acordo com José Pereira, coordenador do desfile de 7 de Setembro, mais de mil alunos irão participar do evento.
“A revista da tropa irá começar logo após o hasteamento da bandeira, às 7h30. O desfile seguirá primeiro com as entidades filantrópicas, depois os militares, e as escolas do município, do Estado e também as particulares. O trecho do desfile será com os pelotões saindo de frente à igreja Catedral de Nossa Senhora da Conceição e indo até o Teatro Severino Cabral, com o palanque das autoridades montado em frente ao Colégio das Damas”, explicou o professor José Pereira, coordenador do desfile no município que ainda confirmou para as 15h do próximo domingo o desfile no distrito de Galante, que será realizado na Praça Central.
Para o prefeito Romero Rodrigues, esse momento de celebração à Pátria é importante por reviver um momento decisivo da história do Brasil. Romero ainda ressaltou o trabalho desenvolvido com as crianças matriculadas nas escolas e creches, uma vez que segundo ele, é preciso preservar a memória histórica do país, preparando as crianças para um futuro melhor. “A data tem que comemorar e rememorar para manter acesa a chama da importância do que foi a independência do Brasil. Quando fazemos essas comemorações nós chamamos a atenção e fazer com que a data fique presente na mente da criança para dar conotação da importância e para continuar lutando por dias melhores. Essa reflexão do passado nos leva a ser forte para o futuro que se avizinha”, disse.
EM JOÃO PESSOA DESFILES VÃO ATÉ O DIA 11
A Semana da Pátria em João Pessoa teve início no último domingo e segue até o próximo dia 11, com o 6º Desfile Cívico dos polos das escolas da rede municipal de ensino, mas que também conta com a participação de 13 unidades do ensino estadual. Durante a semana, desfilam aproximadamente 20 mil alunos de 92 escolas do Ensino Fundamental I e II e de 30 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) da rede municipal, além de quase dois mil estudantes de escolas estaduais. O segundo dia de desfile aconteceu em Mandacaru.
A abertura da Semana da Pátria, que é organizada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), foi realizada na manhã do último domingo, na avenida Josefa Taveira, no bairro de Mangabeira, onde também desfilaram o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e entidades filantrópicas, entre outras instituições. Já na manhã de ontem, a rua Major Álvaro Monteiro, no bairro de Mandacaru foi palco para o desfile das escolas do polo 6 do município, como a Escola Municipal José de Barros Moreira, onde o trombonista Pablo Dias, 17 anos, estuda e compõe a banda marcial há 5 anos.
Segundo um dos organizadores da Semana da Pátria, Rômulo Albuquerque, hoje será a vez das escolas municipais do polo 8. O desfile terá início às 8h, em frente à Escola Municipal Moema Tinoco, localizada na rua Severino Bento de Morais, no bairro do Grotão, com encerramento previsto para as 12h, na praça Bela, já no bairro Funcionários II. Já as escolas do polo 2, vão desfilar amanhã no bairro do Cristo Redentor, com concentração em frente à Escola José Lins do Rego. A dispersão será na rua 2 de Fevereiro.
Depois, o desfile no polo 9, no bairro dos Funcionários I, tendo desta vez o início programado para o período da tarde, a partir das 15h, em frente ao ponto final dos ônibus. Na quinta-feira seguinte, os alunos do polo 5 desfilam do Baixo Róger ao Centro. “No mesmo dia e horário, às 8h, será a vez dos Creis do mesmo polo, que desfilarão da Rua Rodrigues Chaves até as proximidades do Sesc/Senac, no Centro. Já na sexta-feira, o desfile será no Jardim Veneza e Vieira Diniz, com as escolas do polo 7, às 8h. No sábado à tarde, por volta das 14h, entram na avenida Juscelino Kubitschek, no bairro do Ernesto Geisel, as escolas do polo 4”, informou Rômulo Albuquerque.
No dia 7 de Setembro, não haverá apresentação nos polos, em função do desfile cívico-militar da Independência, no Centro. No entanto, dia 11, haverá o encerramento da Semana da Pátria, com o desfile do polo 8, nos bairros Gramame e Gervásio Maia.
ESTADO
A gerente da 1ª Regional de Educação do Estado, Wleica Aragão Quirino, informou que amanhã, cinco escolas da rede estadual desfilarão no Rangel e no próximo sábado no Geisel, com a participação de duas escolas, juntamente as escolas da rede municipal, do polo 4. “Já as escolas do ensino médio do Estado, as maiores e mais tradicionais, deverão participar do desfile cívico do Dia 7 de Setembro, no Centro, mas a quantidade de escolas e de alunos ainda serão definidos em reunião na próxima quarta-feira”, disse. (Jaine Alves)
Comentários