VIDA URBANA
Semana de Trânsito tem motociclistas como alvo
Acidentes com motociclistas representam 90% das estatísticas em CG; uso dos equipamentos de segurança serão abordados.
Publicado em 18/09/2012 às 6:00
A Semana Nacional de Trânsito 2012, que se estende até a terça-feira da próxima semana, foi aberta ontem em Campina Grande e tem como tema: “Não exceda a velocidade, preserve a vida”. E para atingir tal objetivo, a Companhia de Transito de Campina Grande (CPTran), Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran) e Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, querem atingir o principal alvo dos acidentes automobilísticos da cidade: os motociclistas.
De acordo com essas entidades, esse grupo de condutores representa 90% dos 900 acidentes, em média, que são registrados por mês na cidade. Outro dado que chama atenção é o grande número de jovens que acabam se envolvendo nas ocorrências. De acordo com o diretor do Trauma de Campina Grande, Flawber Cruz, a maioria dos envolvidos nesses casos são pessoas entre 21 e 35 anos que não usam os equipamentos de proteção.
“Desse total de jovens que se envolvem nos acidentes, o que chama atenção é a gravidade. Nós constatamos que dos mais de 800 atendimentos que fazemos por mês, em 80% deles os pacientes ficam em tratamento entre três meses e dois anos, outros 15% superam os dois anos necessitando de atenção, enquanto que 5% se tornam inválidos. Isso torna-se assustador”, atestou Flawber, que ainda apontou que o hospital registra um óbito por dia de motociclista.
Sobre a campanha educativa, o comandante da Companhia de Trânsito, tenente-coronel Eduardo Jorge, afirmou que ao longo dessa semana, além de continuar o trabalho de fiscalização nas ruas, os policiais vão buscar atingir o maior número possível de condutores de motos para que eles passem a utilizar equipamentos de segurança, como luvas e botas, que não são obrigatórios, mas que ajudam a prevenir em casos de acidente.
Comentários