VIDA URBANA
Semob confirma análise de reajuste da passagem
Superintendência recebeu requerimento da AETC-JP pedindo o reajuste da tarifa.
Publicado em 17/07/2014 às 14:36
A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa confirmou, na tarde desta quinta-feira (17), por meio de nota oficial, que recebeu a solicitação da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos (AETC-JP) para a reavaliação da tarifa dos transportes coletivos. Segundo o órgão, o requerimento contém relatório em que apresenta os gastos necessários para a operação do sistema. Os dados já estão sendo analisados pelo corpo técnico da Semob.
Conforme a nota, após a análise um parecer será encaminhado para o Conselho de Mobilidade Urbana, que se posicionará sobre o assunto. A posição final sobre a concessão ou não de reajuste será do prefeito Luciano Cartaxo (PT).
A Semob diz ainda que a prefeitura vem trabalhando para garantir melhorias no transporte público oferecido à população. E cita, por exemplo, a renovação da frota e um atendimento mais eficiente aos usuários do sistema.
Entre os argumentos das empresas para o pedido de reajuste está o aumento salarial concedido aos trabalhadores do setor e a defasagem tarifária de 30 meses.
De acordo com o estudo feito pelos empresários do setor, o valor ideal para passagem é de R$ 2,48. Segundo Mário Tourinho, presidente da AETC-JP, os cálculos levaram em conta também os gastos com óleo diesel e peças de reposição.
Comentários