VIDA URBANA
Semob define plano de trânsito nos cemitérios
Plano operacional irá organizar o tráfego de veículos e pedestres no entorno dos cemitérios que concentram maior número de visitantes.
Publicado em 01/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) montou um plano especial para amanhã, Dia de Finados. O plano operacional começa a partir das 5h em cemitérios de maior número de visitantes: Boa Sentença, Santa Catarina, São José, Cristo Redentor e Jardim das Acácias, e termina às 22h. Distribuídos nos três turnos, 60 agentes de mobilidade vão organizar o tráfego e fazer os desvios e bloqueios no entorno desses locais, dando segurança aos pedestres e condutores de veículos.
Os bloqueios do tráfego no entorno do Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro, terão início às 5h e se encerram às 22h com a liberação dos trechos. Os agentes de mobilidade vão garantir a fluidez e orientar os visitantes sobre as intervenções realizadas próximas ao cemitério e as alternativas de desvios.
Para evitar transtornos, não será permitido o fluxo de veículos em frente ao Cemitério Boa Sentença. Com a interdição, os motoristas devem ficar atentos aos desvios. O fluxo de veículos que vêm de Bayeux e da Ilha do Bispo será direcionado para a avenida Sanhauá.
O tráfego da rua São Miguel será desviado para a rua Maciel Pinheiro com retorno dos veículos na rua Cruz Cordeiro, para ter acesso à rua Francisco Londres, que será liberada para os veículos que vão em direção à Ilha do Bispo e Bayeux.
No Cemitério São José, no bairro Cruz das Armas, será realizado o bloqueio total da avenida Cruz das Armas no trecho em frente ao cemitério, para permitir a circulação dos pedestres, a partir das 6h até as 22h.
O fluxo de veículos no sentido Centro-bairro será feito pelas ruas Santos Coelho e Porfírio Costa para o acesso à avenida Cruz das Armas.
Já no sentido bairro-Centro o fluxo de veículos será desviado pela avenida Pedro Alexandrino, rua Benjamin Lira, avenida José Tavares e avenida Centenário, retornando à avenida Silvino Montenegro.
Como acontece todo ano, o fluxo da avenida Cruz das Armas será desviado pelas vias paralelas. As equipes de fiscalização da Semob estarão monitorando a área para evitar estacionamentos que prejudiquem o trânsito. Agentes de mobilidade vão trabalhar para garantir a mobilidade e segurança do trânsito nessa área durante todo o dia e à noite.
Também haverá intervenção no Cemitério Santa Catarina, no bairro dos Estados, a partir das 6h até as 19h. O fluxo de veículos será proibido em frente ao cemitério com bloqueio na avenida Santa Catarina com a avenida Espírito Santo.
Nos demais cemitérios, que têm fluxo menor de visitantes, a Semob vai disponibilizar equipes de agentes móveis para monitorar e organizar o trânsito no local.
As linhas de transporte 504, 505 e 1001, que seguem por essas vias, vão ser desviadas pelas ruas Gonzaga Silva, Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malaguti, onde terão novamente acesso à avenida principal. A linha 503 que vem pela rua Tertuliano de Brito seguirá pelas ruas Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malaguti, retornando para a avenida Santa Catarina.
O isolamento na frente do Cemitério do Cristo, no bairro de mesmo nome, começará a partir das 6h até as 19h. Serão bloqueadas as ruas Heronides Vieira com Morise de Miranda Gusmão; rua dos Milagres com rua do Jarro e a rua dos Milagres com a rua Olívia Almeida Guerra.
Comentários